Desafios de RH na Indústria Farmacêutica

16 Janeiro, 2024

Quando falamos em Desafios de Recursos Humanos na Indústria Farmacêutica devemos ter sempre em conta que se trata de um mercado em franco crescimento na casa dos dois dígitos até 2025 e não tende a abrandar, pois é impulsionada por fatores como o envelhecimento da população, o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos, bem como a localização de Portugal como um hub europeu de produção farmacêutica.

No entanto, o setor tem enfrentado inúmeros desafios ao longo dos anos, desde o desenvolvimento de novos medicamentos até a aprovação regulatória e a comercialização eficiente. Um dos principais desafios que esta indústria enfrenta diz respeito à gestão eficaz dos recursos humanos e que é indissociável a este mesmo crescimento.

A procura por profissionais altamente qualificados e especializados no setor farmacêutico tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil, exigindo às empresas um esforço significativo para atrair e fidelizar talentos, bem como a definir onde os seus recursos internos se devem focar. Nesse contexto, o outsourcing tem-se mostrado uma alternativa viável e vantajosa para a Indústria, especialmente nas áreas não Core.

Para garantir a capacidade de produção e todos os mecanismos de entrega, uma boa gestão dos Recursos Humanos é vital. O outsourcing de RH permite que as empresas farmacêuticas se foquem nas suas principais competências, como o desenvolvimento de medicamentos e a pesquisa científica. Ao externalizarem algumas atividades não core, essas empresas conseguem direcionar os seus recursos e esforços para áreas que agreguem maior valor ao negócio. Dessa forma, o outsourcing possibilita uma melhor alocação dos recursos, aumentando a eficiência e a competitividade das empresas.

Outro aspecto que torna o outsourcing de recursos humanos uma mais valia para a indústria farmacêutica é a flexibilidade que essa estratégia oferece. A indústria está sujeita a flutuações na procura e a períodos de intensa atividade, como durante o lançamento de um novo medicamento. O outsourcing permite que as empresas se adaptem rapidamente à procura, aumentando ou reduzindo a sua equipa de forma ágil, sem a necessidade de contratar ou reduzir profissionais permanentes. Essa flexibilidade na gestão dos recursos humanos contribui para uma gestão mais eficiente dos custos e promove a sustentabilidade económica das empresas farmacêuticas.

Vejamos um caso prático de como o outsourcing de operações pode ajudar uma empresa farmacêutica a superar os desafios de RH.

Esta empresa estava a enfrentar um grande desafio no recrutamento de trabalhadores para o embalamento primário e secundário e primeiras linhas de produção (Pesagens de matérias-primas) para os turnos da tarde e noite. A empresa estava a competir com outras do mesmo sector na captação e fidelização de colaboradores diferenciados e indiferenciados. A empresa decidiu recorrer à Adecco Outsourcing para conseguir lidar com este desafio.

Fizemos uma reengenharia das pessoas entre o embalamento primário e secundário de forma a libertar o embalamento secundário e fazer com que as pessoas que já tinham experiência, passassem para o embalamento primário (mais complexo e exigente), deixando na Adecco toda a gestão operacional do secundário onde continuamos a crescer de uma forma sustentada e garantindo todos os GMP´s (Good Manufactoring Practices).

Desta forma, a Adecco conseguiu identificar e recrutar os trabalhadores com as skills necessárias para apoiar o crescimento deste parceiro.

Em suma, a Indústria Farmacêutica enfrenta diversos desafios na gestão de recursos humanos. O outsourcing surge como uma solução promissora ao permitir que as empresas farmacêuticas se concentrem nas suas competências principais, acedam a talentos especializados e tenham maior flexibilidade para enfrentar flutuações da procura. Assim, o outsourcing de recursos humanos é uma estratégia eficaz e uma mais-valia para a indústria, ajudando-a a superar os desafios e a se destacar num mercado altamente competitivo, cumprindo com as metas de crescimento com as quais se comprometeram alcançar perante os seus stakeholders, bem como as necessidades reais do mercado.

A Adecco Outsourcing actua como um verdadeiro parceiro, garantido que as tarefas não core do cliente passem a ser o nosso core, onde nos vamos especializar e garantir a entrega não apenas das pessoas mas acima de tudo, dos serviços ou tarefas com que nos comprometemos, conseguindo uma verdadeira relação win-win.

Por: Nuno Figueiredo – Sales Manager Industrial & Logística da Adecco Portugal
In: Healthnews

 

📖LEIA TAMBÉM:

📌 Lideranças empáticas precisam-se | Alexandra Andrade
📌A mobilidade interna permite reter talento?
📌O desafio do mercado pela procura de perfis tecnológicos em 2023 | Fátima Costa