Como inovar na mudança organizacional de uma empresa?

28 Julho, 2023

 

A inovação é importante no desenvolvimento de uma estratégia eficaz e benéfica para as empresas e é essencial que estas percebam a influência da cultura organizacional no decorrer do processo.

As empresas deparam-se com constantes inovações de mercado, sejam tecnológicas, sociais ou profissionais e são obrigadas a reajustarem-se e fazer mudanças constantes. Os gestores são impactados com estas questões prementes e têm de ser rápidos e flexíveis de forma a adaptarem-se aos novos desafios e dificuldades, definindo objetivos estratégicos e assumindo a excelência como filosofia de gestão nos valores partilhados através da cultura organizacional.

A mudança organizacional é entendida como a adaptação às necessidades do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou interno. A cultura da inovação e a tecnologia podem ser consideradas estimulantes para impulsionar a mudança organizacional e é aqui que os gestores devem colocar as suas fichas.

Tipos de mudança organizacional

Cada empresa terá a sua maneira própria de definir e implementar a sua estratégia de mudança organizacional. Dentro desta existem quatro tipos: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária.

A mudança organizacional incremental é a mais recorrente e a mais fácil de implementar. O grande foco é o uso de inovação e tecnologia. Isso pode acontecer em novos sistemas, controlo de ponto, implementação de novas rotinas e novos projetos.

A mudança organizacional transformacional é considerada, como o próprio nome indica, transformadora. O seu grande objetivo é modificar e transformar o ambiente, os processos, a estrutura e até mesmo as pessoas ou profissionais. Esta mudança é utilizada em crises e em necessidades de reposicionar o mercado, alterando todos os parâmetros da empresa, correndo o risco de os colaboradores terem dificuldade em assimilar a situação.

Relativamente à mudança organizacional evolucionária, surge através de um propósito especial, o objetivo em questão é adequar a evolução da empresa no mercado, para que o seu crescimento não origine problemas, as necessidades dos clientes sejam atendidas e a empresa esteja sempre à frente dos concorrentes. Esta mudança aplica-se na definição de novos objetivos e na realização de um novo projeto.

Revolucionária. É assim que é caracterizada a mudança organizacional mais impactante comparativamente às restantes. É considerada uma reflexão intensa no posicionamento no mercado. Esta mudança é considerada renovadora e positiva, na medida em que a empresa fica completamente diferente.

Inovação organizacional nas empresas

A cultura organizacional é a base de cada empresa e é fundamental que cada colaborador se identifique com essa mesma cultura. Quando a cultura organizacional da empresa é ativa e participativa, permite que os colaboradores vejam como seus os objetivos e metas de negócio da empresa. Qualificar e preservar essas pessoas são os principais objetivos quando se implementa a estratégia de inovação organizacional, promovendo um ambiente empresarial adequado.

Segundo o estudo da Adecco “Global Workforce of the Future”, no que toca à emergência de re-qualificação, “os empregadores esforçam-se por manter as suas equipas, e no contexto de mudança suscitada por estas tendências, isso significa tornar a requalificação e a upskilling uma parte fundamental da estratégia de retenção de cada empresa”, daí a importância de uma adaptação por parte das empresas disposta a inovar.

A inovação é um auxílio para todas as empresas que pretendam ter uma posição de destaque e alcançar uma maior competitividade. Para que esta inovação se desenvolva é necessário implementar métodos para que o desempenho dos funcionários altere e os objetivos sejam alcançados.

De acordo com o mesmo estudo, 70% de todos os trabalhadores consideram que os empregadores têm do seu lado responsabilidade de assegurar um futuro de trabalho melhor, pelo que “compete às organizações intensificarem-se e provarem aos trabalhadores que a sua empresa é o melhor local possível para se prepararem para o futuro do trabalho”. Para que as empresas mantenham o seu posicionamento e estejam ativas no mercado, é necessário ajustar todos os processos de desenvolvimento e incluir a inovação nos mesmos. Os processos de inovação serão fortalecidos através de uma boa gestão do departamento de recursos humanos, com o intuito de desenvolver as áreas em que é necessário atuar.

Algumas das estratégias para impulsionar a inovação nas empresas é a criação de funções de liderança que permitem o crescimento dentro da organização, oferta de condições de trabalho diferenciadoras, promoção de uma gestão participativa, criação de ferramentas de comunicação interna, desenvolvimento de um ambiente que dê espaço à criatividade e que envolva todas as pessoas, horários mais flexíveis e disponibilização de formação adequada à atualização de conhecimentos.

Valorizar o colaborador é fulcral para alcançar uma cultura organizacional forte e sustentada capaz de elevar a empresa a novos patamares.

 

Artigo de Opinião de Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal in PME Magazine

 

📖LEIA TAMBÉM:

📌 Lideranças empáticas precisam-se | Alexandra Andrade

📌A mobilidade interna permite reter talento?

📌4 Dicas para uma liderança eficaz no trabalho remoto