Reduzir o Lead Time é crucial! – A opinião de Sérgio Duarte

22 Junho, 2021

A variabilidade do mercado nos dias de hoje, leva a uma grande pressão na capacidade de resposta em toda a cadeia de Supply Chain. Quando falamos de lead time, a nossa mente leva-nos de imediato à necessidade de ajustar cadeias de abastecimento, otimizar transportes e negociação com fornecedores, de forma a melhorar a resposta às vendas, com o menor cost of capital possível. Na vertente de gestão de stocks, o desafio está na garantia do mesmo para uma resposta adequada à procura, em ter metodologias dinâmicas e mais eficazes de previsibilidade, contemplando modelos adequados aos novos canais de venda, como o e-commerce, e garantir que o cliente tem o que precisa no tempo previsto / comunicado ao cliente, sob o risco da não repetição da compra.

Quando abordamos a vertente mais operacional, onde temos de fazer chegar o produto à loja e ao cliente final, temos outros desafios que trazem uma complexidade dependente de múltiplos fatores, como o do lead time dos fornecedores, muitos deles em preparação sem stock e envio no dia, do volume de encomendas, dos meios disponíveis, dos transportes, entre outros. Centremo-nos nesta vertente, “Operações”, e nos desafios da gestão de equipas para logo nos depararmos com as dificuldades do dia a dia:

  • Equipa de supervisão limitada e muito focada na gestão de pessoas
  • Cada vez existem mais gestão de incidentes e alterações constantes (layout, software, “urgências”, reclamações de clientes finais, etc)
  • Capacidade de resposta no recrutamento e na formação de colaboradores
  • Na falta de tempo das equipas para rever o planeamento e antecipar problemas

É nesta parte da cadeia de Supply Chain em que a Adecco Outsourcing se foca, com uma estratégia de acompanhamento das operações e redução do lead time de colocação de recursos nas operações e na sua adaptação ao posto de trabalho, bem como no acompanhamento e controlo de KPI’s.

 

Se olharmos para o processo, vemos ineficiências que podem de imediato ser suprimidas e que reduzem o lead time, como o envio de pedidos e resposta aos mesmos, envolvendo Departamentos com agendas próprias e diversos interlocutores.

 

img_AO1

 

Por outro lado, focarmo-nos no nosso core business e nos processos de transformação é cada vez mais o mote para as equipas de supervisão que, passam tempo em processos que não acrescentam valor. A rapidez de resposta e o acompanhamento focado, com base em informação, é condição necessária para uma reação rápida e eficaz nas Operações.

O impacto de algumas horas ou poucos dias é critica neste “novo mundo”, onde o desperdício leva-nos à perca de vendas e clientes de uma forma que outrora seria recuperável pela falta de oferta no mercado. Num mundo digital onde a oferta é maior, mais ampla e abrangendo países vizinhos, com facilidade de entrega de produtos em alguns dias, a capacidade de resposta e a redução do Lead Time é Crucial!

 

Sérgio Duarte, Diretor Nacional de Outsourcing

in Supply Chain Magazine – Abril 2021