Sugestões de Natal Adecco: equilíbrio para ganhar saúde

19 Novembro, 2019

As épocas festivas, como o Natal, são momentos propícios a maior stress gerado pela pressão social das compras, dos almoços e jantares, do próprio transito mais intensificado nos acessos circundantes das zonas comerciais. A pensar nisso, a Adecco lança algumas recomendações para um Natal mais tranquilo e para alcançar um melhor equilíbrio na sua vida.

5 maneiras de melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal 

Existem várias maneiras pelas quais as empresas podem ajudar os funcionários a alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e trabalho. Aqui estão nossas principais dicas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a empresa:

  1. Estabeleça limites para horas extras: Trabalhar de 60 a 70 horas por semana não deve ser confundido com compromisso ou dedicação. Trabalhar além do horário normal de trabalho diário deve limitar-se a atividades ou projetos sensíveis ao tempo. Caso contrário, os funcionários farão o check-out e poderão sofrer de burnout.
  1. Introduzir o conceito de folga flexível paga: Algumas empresas norte-americanas introduziram o “PTO” (payed time off). Parece assustador (e caro), certo? Curiosamente, nem todos os funcionários aproveitaram o benefício quando este foi introduzido nas suas empresas, por sentirem-se culpados por tirar uma folga. Por algo menos radical, pode valer a pena considerar um plano de folga “flexível” remunerado. A folga flexível remunerada dá aos funcionários mais voz na escolha do tipo de folga de que precisam e permite que as empresas atendam as necessidades de forças de trabalho cada vez mais diversas – nem todos comemoram os mesmos feriados religiosos, por exemplo.
  2. Definir modelos de equilíbrio entre vida profissional e profissional: Incentive os seus gestores e diretores de equipas a liderar pelo exemplo. As suas ações durante o período de folga – como responder a e-mails ou convocar reuniões – afetarão as sugestões dos seus funcionários sobre o equilíbrio entre vida profissional e o que eles sentem que é esperado deles. Os funcionários que limitam chamadas e respostas por e-mail ou desligam completamente enquanto estão de férias ou nos seus fins de semana e tempos livres (dependendo do horário de trabalho acordado para a sua função) não devem ser culpabilizados por isso. Em vez disso, peça que criem sistemas de substituição eficazes para garantir assim que o trabalho não fica por fazer – permitindo assim que relaxem e desfrutem de uma boa saúde.
  3. Crie um local de trabalho ideal para a família: Como pai ou mãe, as responsabilidades de cuidar dos filhos não param quando chega ao escritório, portanto, criar um ambiente de trabalho ideal para a família pode ser uma grande ajuda para os pais que trabalham. Considere oferecer uma creche no local para aliviar o stress, as frustrações e o tempo de viagem envolvidos nos serviços profissionais de assistência à infância. Se essa não for uma opção prática, existem outras maneiras de oferecer flexibilidade aos pais, como, por exemplo, permitir que tirem folga para ir buscar os filhos à escola quando não estão bem, ou horários flexíveis de início / término das aulas para os pais que vão levar e buscar os filhos à escola.
  4. Oferecer benefícios de saúde e bem-estar: Além do seguro de saúde, a oferta de programas de bem-estar no local, como associações com desconto em ginásios e programas de assistência a funcionários que fornecem aconselhamento para problemas de saúde mental ou emocional, envia a mensagem de que a empresa está a procurar o equilíbrio certo para os seus funcionários. Investir no bem-estar dos seus funcionários não precisa custar muito, e pode incluir a organização de eventos desportivos ou o fornecimento gratuito de frutas e bebidas saudáveis.

Portanto, desde as sextas-feiras de frutas gratuitas até incentivar os funcionários a desligar quando estão fora do escritório, há várias maneiras de criar um ambiente de trabalho que valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho.