The Adecco Group apresenta Future@Work: o plano do próximo ciclo estratégico e de objetivos financeiros

7 Dezembro, 2020

O The Adecco Group, fornecedor líder mundial em soluções de capital humano, apresentou no seu Capital Markets Day, virtual, os resultados do ciclo “Perform, Transform and Innovate” (2017-2020) e o próximo ciclo estratégico “Future@Work” bem como os seus objetivos financeiros.

O Future@Work será desenvolvido tendo como base as realizações do ciclo anterior, e focando o Grupo em três unidades de negócio: Adecco, Talent Solutions e Modis. Esta estrutura de organização baseada em marca, que completa o processo iniciado em 2017, melhorará o foco, reduzirá a complexidade e melhorará a alocação de recursos, enquanto acelerará a digitalização do Grupo e permitirá uma estratégia de clientes e candidatos para diferentes mercados finais.

Para a marca Adecco, o foco será no aumento da quota de mercado e das margens, permitindo acelerar a digitalização e a diversificação do seu portfólio de serviços; a Talent Solutions junta o recrutamento profissional do Grupo com a transição de carreiras e as competências de up e reskilling, permitindo uma oferta integrada para suportar as necessidades de competências e de transformação dos clientes; na Modis, o Grupo está a desenvolver um líder de mercado em consultoria tecnológica, focado nos atraentes segmentos de “smart industry”.

As distintas estratégias das unidades de negócio são sustentadas por três estimuladores de transformação à escala do Grupo: Experiência do Cliente, Diferenciação e Digital.

Alain Dehaze, CEO, afirmou a este propósito: “Como líder no setor, vemos tremendas oportunidades nos desenvolvimentos com base nas realizações do último ciclo estratégico para acelerar e dimensionar a transformação do Grupo para uma organização totalmente orientada para o cliente e digital. Através do Future@Work, iremos positivamente impactar na vida laboral de ainda mais indivíduos e continuaremos a desempenhar um papel importante no apoio ao crescimento dos nossos clientes e das economias em que operam. A nossa estratégia atualizada permitir-nos-á acelerar o crescimento, aumentar a nossa margem e proporcionar um maior retorno total para o acionista“.

Serão apresentados novos objetivos financeiros, que sustentam o compromisso do Grupo Adecco de proporcionar um retorno total para os acionistas. Estes compromissos são: uma estratégia dupla de crescimento de receitas: ganhar quota de mercado na Adecco, e investir nos segmentos de crescimento mais rápido das Talent Solutions e Modis; maior corredor de margem EBITA de 3,0-6,0%, ao longo do ciclo (em comparação com 2,5-5,0% no anterior ciclo económico), impulsionado por novos ganhos de produtividade e mudança mista para segmentos de margem mais elevada; forte fluxo de caixa entregando conversão de dinheiro superior a 90%, em média, ao longo do ciclo, suportando os investimentos e um dividendo progressivo.

O The Adecco Group tem uma clara oportunidade de reforçar a sua vantagem competitiva e impulsionar economias de escala e a sua abrangência através dos seus investimentos digitais. Para apoiar esta transformação em curso e aproveitar o progresso até à data, os investimentos no Future@Work serão mantidos em torno do nível de investimentos estratégicos correntes.

Coram Williams, Diretor Financeiro, comentou: “Temos um modelo empresarial forte e resiliente, que foi demonstrado durante a atual crise da Covid-19. Os nossos ambiciosos objetivos financeiros, alinhados com a nova estratégia, são uma evolução natural para os progressos feitos no último ciclo estratégico. Estamos confiantes na nossa capacidade de acelerar o crescimento rentável, ao mesmo tempo que continuamos a gerar um forte fluxo de caixa e retornos aos acionistas“.

Atualização comercial

O período comercial desde o anúncio dos resultados do 3º trimestre de 2020 a 3 de novembro de 2020 tem estado modestamente à frente das expetativas da gestão. O impacto das recentes medidas de encerramento na maioria dos países europeus foi menor do que o esperado na procura dos serviços do Grupo, com a taxa de declínio das receitas em outubro e novembro a mostrar uma tendência contínua de melhoria gradual.

Mudanças na estrutura dos relatórios

Para se alinhar com a estrutura organizacional atualizada do Grupo Adecco, a partir de 1 de janeiro de 2021, a estrutura de informação primária e secundária do Grupo será alterada.

Os segmentos primários serão definidos por Unidade de Negócio, sendo a Unidade de Negócio Adecco ainda dividida por geografia. Os novos segmentos primários serão constituídos por: Adecco compreendendo subsegmentos: França; Europa do Norte; DACH; Europa do Sul e EEMENA; Américas; e APAC); Talent Solutions; e Modis.

Os segmentos secundários serão definidos por Linha de Serviço, consistindo em: Colocação Flexível; Colocação Permanente; Transição de Carreira; Outsourcing, Consultoria e Outros serviços; Formação, Upskilling e Reskilling.