Adecco alerta empresas portuguesas sobre a importância do tempo pessoal para um maior rendimento

12 Agosto, 2019

Chegado o Verão e o importante período de férias em família, a Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, alerta as empresas portuguesas para uma reflexão sobre a importância do tempo pessoal e em família para a eficiência e maior rendimento no trabalho.

Os vários estudos realizados sobre este tema mostraram que a flexibilidade no trabalho aumenta o nível de desempenho do colaborador e, por outro lado, sugerem que o tempo em família traz benefícios profundos para todas as gerações. Os mais pequenos precisam aprender que o trabalho é um meio para um fim. Ensine-lhes a importância da sua vida profissional, mas guarde um espaço do seu dia para dedicar-lhes em exclusivo, é o conselho da Adecco.

A sociedade que nos rodeia e o avanço das novas tecnologias torna muito difícil desligarmos do trabalho. O tempo da família é bastante reduzido e parece que cada vez mais. Além disso, em muitas ocasiões, este tempo é partilhado com o trabalho, a verificar o último e-mail recebido.

Reconcilie a vida profissional e passe tempo com a família

Felizmente, as empresas nacionais, diz a Adecco, estão cada vez mais conscientes da importância do trabalho e da reconciliação familiar. De facto, os regulamentos das empresas já estão cada vez mais ajustados para ajudar a promover o equilíbrio entre estas duas esferas, e a própria legislação dá hoje mais ênfase a licenças de maternidade e paternidade, licenças para amamentação, redução de horas, licença para assistência familiar, teletrabalho.

Uma relação equilibrada entre o horário de trabalho e o tempo da família favorece tanto os trabalhadores como os empregadores. Este ponto é mais importante do que parece à primeira vista.

Para a empresa, os benefícios passam pela diminuição do grau de absenteísmo entre os funcionários; o aumento da produtividade e competitividade da empresa; a melhoria da imagem da marca; o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais confortável.; a atração e retenção de talentos; a redução de custos graças ao teletrabalho e flexibilidade de tempo e consequentemente em trabalhadores mais comprometidos com a empresa.

Para o empregado, os benefícios passam por disfrutar de mais tempo para a família e tempo privado levando a um aumento da qualidade de vida; a possibilidade de uma distribuição justa das tarefas familiares; a redução do stress e maior motivação; o aumento das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e mais espaço para alcançar o seu propósito de vida.

Uma vez que já conhece as vantagens do trabalho e da conciliação do trabalho, não tem desculpa para não equilibrar bem a sua vida e a dos seus colaborares. Sinta-se bem consigo mesmo e faça o mesmo com quem está ao seu redor. Será muito mais feliz e fará o seu trabalho com mais vontade.