Adecco distribui computadores a crianças em campanha #PCeducacaoparatodos

8 Fevereiro, 2021

“Com a Campanha ‘PC Educação para todos’, a Adecco pretende dar um exemplo de união e solidariedade, numa intervenção ágil e rápida, que contribui para resolver o drama da desigualdade e acudir à importância e emergência da educação.”  Carla Rebelo, CEO Adecco Portugal

 

A Adecco Portugal distribui não só computadores aos filhos dos seus funcionários como também ao Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde para suprir as necessidades dos alunos que, a 8 de fevereiro, recomeçaram as aulas a partir de casa e não têm equipamento para o fazer. A iniciativa pretende ter um efeito de polarizador em outras empresas, motivando uma onda de união e ajuda aos que dela precisam JÁ. “É fundamental as crianças terem acesso universal à educação e não podemos depender do Estado para resolver todos os problemas perante uma calamidade causada por fatores exógenos. A sociedade civil pode e deve mobilizar-se, contribuir e atenuar o drama da desigualdade”, justifica Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal.

PC Educação para todos

Com o recomeço da abertura das aulas no dia 8 de fevereiro em regime online, por imposições da pandemia COVID-19, é de conhecimento público que muitas crianças ainda não dispõem de um computador que lhes permita o acesso às aulas que recomeçam já no próximo dia 8 de fevereiro.

Ciente do facto, a Adecco Portugal, líder em soluções de recursos humanos e outsourcing, fez o levantamento do equipamento informático usado e em bom estado, mas disponível na empresa, e reuniu alguns computadores pessoais: metade distribuirá para filhos de funcionários e outra metade para o Agrupamento de Escolas de Quinta do Conde, onde foram detetadas necessidades das crianças e identificadas as garantias para uma correta distribuição dos laptops atribuídos.

Para Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, a iniciativa é um contributo para mitigar os problemas de acesso universal à educação, que ficaram evidenciados durante o primeiro confinamento, em 2020, em que foram detetadas necessidade de equipamento informático prementes junto da população escolar. “Face ao contexto, a Adecco entendeu fundar um movimento de união solidária, de forma ágil e rápida, que pode ajudar a resolver o drama da desigualdade e acudir à importância e emergência da educação”, explica a responsável.

 

A campanha ‘PC Educação para todos’

a circular nas redes sociais com o hashtag #PCeducacaoparatodos tem o objetivo de inspirar e polarizar esta iniciativa da Adecco Portugal a cidadãos e empresas. “Se não agirmos JÁ E TODOS como sociedade, estamos a comprometer o princípio da universalidade de acesso à educação. Em situações de imprevisibilidade e de dramas profundos sociais e humanos que decorrem em virtude da pandemia COVID-19, não podemos depositar nas mãos do Estado a resolução de todos os problemas. Intervir é uma responsabilidade de todos os que o puderem fazer. E é esse o meu apelo: um PC, mais outro PC…. podemos somar centenas ou milhares e contribuir para a inclusão das crianças no acesso à escola. Não é difícil, não tem que ser burocrático”, justifica Carla Rebelo.

 

Os colaboradores agradecem a iniciativa em primeira mão:

“As famílias viram-se obrigadas a adaptar-se a esta nova realidade da escola online, porém sem recursos informáticos suficientes para fazer face às necessidades. Este apoio da Adecco só vem evidenciar o compromisso da empresa para com o bem-estar das suas pessoas e da sociedade em geral”, refere Susana Ferreira, Lisboa, funcionária da Adecco Portugal, mãe de duas crianças, de 7 e 2 anos.

“Nem todas as famílias têm possibilidade de adquirir um computador, pelas mais diversas razões, e o apoio do estado relativamente a esta situação não chega a todas as famílias (apenas abrange os alunos do escalão A). Os alunos de outros escalões, mesmo que as famílias não tenham possibilidades para adquirir equipamento informático, ficam automaticamente excluídos. O facto de a Adecco ajudar nesta situação, para mim, foi bastante aconchegador, uma verdadeira “lufada de ar fresco”. Tenho a certeza que há mais pais na minha situação e se todas as empresas fizessem este tipo de ações de solidariedade, iriam certamente ajudar muitas famílias!, desabafa Joana Caetano, também Adecco Portugal .

 

Fica ao apelo para se juntar à iniciativa #PCeducacaoparatodos!