Está estudado: ter plantas no local de trabalho traz benefícios

10 Agosto, 2017

As plantas existentes no local de trabalho têm demonstrado um papel mais do que decorativo na moral e produtividade dos funcionários

Não se trata só de um elemento decorativo, que permite dar um toque de alegria ao escritório; os benefícios de ter plantas no local de trabalho, tanto físicos como psicológicos, manifestam-se em inúmeros estudos científicos e não devem ser ignorados.

A presença de plantas verdes aumenta a participação laboral dos funcionários, fazendo com que estejam mais física, cognitiva e emocionalmente, envolvidos no seu trabalho. Isto acontece pois as plantas ajudam a reduzir o stress, aumentar a capacidade de atenção e melhorar o bem estar geral, o que conduz à melhoria da produtividade.

Existem vários estudos sobre a biofilia no local de trabalho. Os entrevistados no Informe Global de Espacios Humanos, que trabalharam em ambientes com elementos naturais, reportaram um nível de bem-estar 15% superior, 6% mais produtivo e 15% mais criativo. Num outro estudo realizado em 2010, observou-se uma redução de stress, por exemplo, de tensão e ansiedade (37%), depressão (58%), ira (44%) e fadiga (8%).

Ter uma planta, não só ajuda no relaxamento durante um dia de trabalho extenuante, mas também pode aumentar a concentração e a produtividade, permitindo a todos os colaboradores terem um pouco mais de harmonia no local de trabalho.

Segundo um estudo publicado no Journal of Environmental Horticulture, investigadores da Universidade Estatal de Washington, reportaram que ter plantas vivas no interior, ajuda os colaboradores a completar as tarefas com mais concentração e eficácia. As tarefas eram concluídas com maior rapidez e, no caso de colaboradores que utilizam o computador como principal ferramenta, a produtividade aumentou entre 10% a 15%. O maior nível de concentração pode-se atribuir à capacidade que as plantas têm para reduzir o excesso de dióxido de carbono no ar.

Muitas são as empresas que estão a fazer uso dos benefícios que aportam as plantas, incorporando-as nas suas instalações. Uma forma económica de fazer uma mudança positiva no dia-a-dia de todos os colaboradores.