Smart Working | Nova modalidade de trabalho?

15 Novembro, 2016

Já todos ouvimos falar no teletrabalho, mas a verdade é que esta modalidade já evoluiu para o ‘smart working’. Uma tendência que vem dos países anglosaxónicos e que tem como objetivo permitir ao trabalhador ser mais eficaz e obter melhores resultados. Como? A resposta é simples! Graças às novas tecnologias de informação e comunicação, utilizando ferramentas que permitem que seja possível trabalhar desde qualquer localização, seja uma cafetaria ou aeroporto.

Não podemos negar que a tecnologia mudou, e continua a mudar, a nossa forma de trabalhar e, dentro de poucos anos, o nosso local de trabalho será totalmente diferente do que conhecemos atualmente. Se há alguns anos atrás, a chegada do correio eletrónico e Internet revolucionaram a forma de trabalhar, nos dias de hoje, os serviços de mensagens, as redes sociais ou até uma ‘nuvem’ possibilitam realizar qualquer tipo de tarefas fora da empresa.

Hoje em dia ninguém estranha ser convocado para uma videoconferência. Vantagens? Poupa-se nas deslocações, evitam-se as distrações próprias de uma reunião presencial e alcança-se mais eficiência na hora de fechar acordos ou procurar soluções.

A famosa ‘nuvem’ de que todos falam é outro elemento indispensável do ‘smart working’. Oferece flexibilidade e agilidade no acesso a documentos e informação em qualquer momento e a partir de qualquer lugar e de múltiplos dispositivos, tal como computadores, smartphones ou tablets.

Quem já aderiu a esta modalidade destaca, como principal vantagem, a perfeita conciliação da vida pessoal e laboral. No entanto, existem mais benefícios:

  • Trabalha-se por objetivos definidos e estabelecidos
  • Maior produtividade dos colaboradores, que se reflete na empresa
  • Aumento da liberdade horaria para os colaboradores

Resumindo, identificar os objetivos, o tempo para atingi-los e dispor da tecnologia necessária é tudo o que necessitamos para ser ‘smart workers’.

 

Fonte: https://goo.gl/BPiWEX