O que pediram os trabalhadores portugueses para o Natal?

28 Dezembro, 2016

48% dos inquiridos afirma que um aumento salarial seria o melhor presente que a sua empresa poderia oferecer nesta época festiva. Levámos a cabo uma sondagem nas redes sociais para perceber o que é que os portugueses gostariam de pedir às empresas neste Natal, caso lhes fosse dada essa oportunidade.

Que tal um aumento salarial para 2017? Se a ideia lhe soa bem, faz parte dos 48% que responderam que seria o melhor presente oferecido pela sua entidade empregadora! No entanto, o dinheiro nem sempre importa, uma vez que, 22% desejava ser reconhecido pelo trabalho e esforço dispensado no dia a dia. A possibilidade de trabalhar a partir de casa foi outro ponto bastante atraente para 11% dos que participaram nesta sondagem, seguido pela formação (10%) e a flexibilidade horária (7%). Outros aspetos, tais como, a melhoria dos contratos e o desejo de não ser despedido foram também realçados por 2% dos participantes.

Quando questionados sobre qual seria a pior notícia que a empresa lhes poderia dar nesta época natalícia, 55% afirma que seria uma redução salarial. 18% afirma que ser despedido, saber que a empresa iria fechar portas ou haver algum impedimento na progressão da carreira seriam, sem dúvida, fatores que poderiam influenciar, pela negativa, as festas dos participantes do nosso estudo. Por fim, uma mudança de instalações (14%) ou uma alteração no horário de trabalho (13%) seriam duas notícias que os nossos inquiridos não gostariam de receber.

Finalmente, questionámos quais seriam os desejos profissionais para 2017. 60% afirma que gostaria de ser promovido durante o próximo ano, mas mais desejos foram partilhados, tais como, a melhoria do ambiente de trabalho, formação, a possibilidade de ter um contrato de trabalho e a aquisição de novas competências (20%). A Adecco Portugal constatou também que 15% gostaria de mudar de emprego e apenas 4% tem o desejo de seguir a sua veia empreendedora e montar o seu próprio negócio.