Igualdade de Género é uma realidade

7 Dezembro, 2016

No passado dia 6 de Dezembro, assinalou-se a cerimónia de assinatura dos acordos de adesão e renovação de compromissos com o Fórum Empresas para a Igualdade.

O Fórum iGen, criado em 2013, é um Fórum de organizações do setor privado, público e cooperativo, reunido em torno de um compromisso comum – promover medidas para a igualdade de género nas políticas internas – em linha com a Estratégia Europeia 2020, as prioridades do Estado Português e os objetivos da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Assim, as organizações aderentes afirmaram, reforçaram e evidenciaram a sua cultura coletiva de responsabilidade social e justiça, incorporando nas suas estratégias de gestão os princípios de igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no mundo laboral.

Os compromissos assumidos por cada organização visam uma melhoria das políticas internas, pelo que as medidas definidas e a estabelecer pretendem dar resposta às necessidades identificadas, enquadradas nas 9 dimensões que incorporam os princípios da igualdade de género nas organizações:

1 – Missão e valores da organização

2 – Recrutamento e seleção de pessoal

3 – Aprendizagem ao longo da vida

4 – Remuneração e gestão da carreira

5 – Diálogo social e participação de trabalhadores e trabalhadoras e/ou suas organizações representativas

6 – Dever de respeito pela dignidade de mulheres e de homens no local de trabalho

7 – Informação, comunicação e imagem

8 – Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal

8.1 – Novas formas de organização do trabalho

8.2 – Benefícios direitos a trabalhadores e trabalhadoras

8.3 – Benefícios direitos a familiares dos trabalhadores e das trabalhadoras

9 – Proteção da maternidade, paternidade e assistência à família

 

A Adecco Portugal, em conjunto com mais 60 empresas, valoriza todos estes itens e luta para que todos sejam postos em prática. Afinal, trabalhamos para que outros possam fazê-lo. De igual forma.

 

“A igualdade de género é uma forma de estar. Não basta apregoar, não basta construir um quadro legislativo. É preciso concretizar a igualdade de género no nosso dia a dia, é preciso sentir que é importante.”

Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente da República de Portugal