Encontrar emprego através do LinkedIn

19 Agosto, 2016

Os números do LinkedIn falam por si: 13 anos de história e mais de 400 milhões de profissionais em todo o mundo!

 

Cada vez mais empresas usam redes sociais para procurar talentos. Embora o Twitter e o Facebook sejam bastante utilizados, o Linkedin lidera o ranking. Assim, recordamos o quão importante é fazer parte desta rede de profissionais onde podemos praticar networking digital, ampliar a rede de contatos e, inclusive, encontrar trabalho. Mas cuidado! Para tirar o máximo proveito desta ferramenta devemos ter bons hábitos e não cometer os seguintes erros:

 

O que não devemos fazer

Status: em busca de novas oportunidades

Há muitos usuários que aproveitam o seu estado para indicar que não têm emprego, que estão em busca ativa ou que querem descobrir novas oportunidades profissionais. Segundo a maioria dos experts, é um erro grave dedicar estas primeiras linhas, que são as que saltam à vista dos restantes usuários (e também dos recrutadores). Por este motivo, devemos pensar num título que desperte interesse no nosso perfil, mencionando a nossa área ou os nossos interesses profissionais. Mas atenção! Também não devemos deixar este campo em branco, pois podemos perder a oportunidade de dar a conhecer um pouco mais sobre nós!

 

Fotografia

A imagem, nos dias de hoje, é fundamental! A foto que selecionarmos para o nosso perfil é muito importante e vai determinar a primeira impressão que os restantes têm de nós.

 

Resumo 

O resumo é a nossa oportunidade para falar de nós, da nossa experiência e das nossas aspirações, por isso, deixá-lo vazio é um erro bastante grave se queremos encontrar emprego ou conhecer novos contatos através desta rede. Devemos utilizar os 2.000 caracteres que o Linkedin disponibiliza e não nos podemos esquecer de incluir palavras-chave, uma vez que serão essas que te nos vão aproximar do nosso emprego de sonho.

 

Erros ortográficos

Temos que evitar os erros ortográficos sempre que escrevemos algo, principalmente, algo inserido no ambiente laboral.

 

O que devemos continuar a fazer

Convites personalizados

Podemos preocupar-nos com o número de contatos da nossa rede, mas temos que prestar mais atenção à qualidade dos mesmos, procurando pessoas com interesses profissionais comuns e que possam acrescentar valor na busca de emprego. Uma vez identificados, há que convidá-los, mas de maneira personalizada. A típica mensagem ‘Eu gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional no LinkedIn’ é para esquecer, de vez.

 

URL personalizado

Muitos usuários não sabem, mas o Linkedin permite criar um URL personalizado, muito mais simples para memorizar e muito mais vistosa na hora de inclui-lo no CV. Podemos personalizar com o nome, apelido e evitar pontos, vírgulas, números e outros caracteres difíceis de recordar.

 

Aceitar convites gradualmente

Para o networking fluir, recomenda-se que os convites sejam aceites de forma gradual, mesmo que não conheçamos quem está do lado de lá.