Responsabilidade Social

A Adecco Portugal, no seguimento da sua política de Responsabilidade Social, aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas. O Grupo Adecco iniciou esta adesão em Novembro de 2003, com a assinatura por parte da empresa na Suíça, sendo seguida por outras filiais europeias - Adecco França, Adecco Itália, Adecco Espanha e Adecco Reino Unido.

Responsabilidade Social

Temos muito orgulho nos nossos projetos de Responsabilidade Social. Este é o nosso ADN. Trabalhamos para melhorar a vida dos que nos rodeiam.

O Pacto Global

pacto-global

O Pacto Global é uma iniciativa do Secretário-Geral das Nações Unidas, de compromisso ético lançada em Julho de 2000. Este Pacto Global convida as empresas, organismos das Nações Unidas, trabalhadores e representantes da sociedade civil a apoiar dez princípios universais em matéria de recursos humanos, trabalho, meio ambiente e luta contra a corrupção.

O Pacto Global apoia-se em dois objectivos fundamentais:

  • Integrar o Pacto Global e os princípios que defende nas actividades e estratégias das empresas aderentes;
  • Facilitar a cooperação entre os principais interessados e promover associações destinadas a apoiar os objectivos das Nações Unidas.

O Grupo Adecco, que possui uma Política de Responsabilidade Social e Corporativa de forte expressão, considera que poderá, também com o Pacto Global, cumprir com o papel a que se propõe demonstrando que é uma empresa responsável socialmente e colocar ao dispor de uma missão, tão importante como esta, todos os canais de comunicação que já desenvolveu para a sua Política de Responsabilidade Social.

Adecco Way to Work

Apoiamos a procura ativa de emprego, dando orientação profissional através de um conjunto de dicas sobre como responder a um anúncio, como redigir um CV, como preparar entrevistas, entre outros.

Adecco Integra

 

Adecco INTEGRA é a mais recente iniciativa de responsabilidade social criada pela Adecco Portugal e tem como objetivo integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto passa por um processo de sensibilização e mudança de mentalidades, a nível empresarial e governamental, através da comunicação e criação de lobbys e parcerias estratégicas com Empresas e Centros Especiais que permitam criar todas as condições para a integração. Internamente, existem também várias iniciativas ao nível da contratação e voluntariado para pôr em prática o projeto Integra.

Compromisso

Transmitir a responsabilidade corporativa promovendo a inserção de pessoas com incapacidade no mercado de trabalho.

Comunicação

Promover o dialogo nas empresas em torno da incapacidade proporcionando informação, testemunhos e mensagens corporativas.

Normalização

Mediante programas de sensibilização,
eliminar barreiras mentais e preconceitos existentes sobre a incapacidade que gerem medos e insegurança na sociedade.

Assessoria

Apoiar a integração de pessoas com incapacidade no mercado de trabalho,auxiliando as empresas nesses processos.

Win 4 Youth

Iniciativa desportiva, onde colaboradores e clientes contabilizam quilómetros (a correr, pedalar ou nadar), os quais são convertidos num donativo a ser entregue, anualmente, a instituições que apoiam o futuro de crianças e jovens com dificuldades.

Athlete Career Programme

Celebrado em 2005 entre o Comité Olímpico Internacional e a Adecco, é um Programa mundial de responsabilidade social, que conta já com 24 países participantes e cerca de 7 mil Atletas apoiados.

A missão é fornecer a orientação, as ferramentas e oportunidades para auxiliar os atletas Olímpicos e Paralímpicos a complementar com sucesso o seu foco na competição, através de apoio na preparação da vida pessoal durante os treinos e após a carreira desportiva, facilitando assim o processo de transição de carreira.

Os três pilares fundamentais deste programa são: Emprego, Formação e Aptidões Pessoais.

Em Portugal, Pedro Miguel Póvoa, atleta olímpico na modalidade de Taekwondo, é agora o novo Técnico de Recursos Humanos da Adecco na Maia.