Prevenir a saúde mental dos profissionais em teletrabalho é uma prioridade

10 Março, 2021

‘MIND FLOW – Potenciar Equipas Vencedoras’: Adecco Training desenvolve Plano de Formação inédito para as empresas com objetivo de reduzir índices de stresse, ansiedade, turnover e absentismo

 

Com um novo paradigma de trabalho imposto pela pandemia, as situações de solidão ansiedade e stresse agravaram-se e tornaram evidente a importância de atuar neste contexto. A Adecco Training criou um plano inédito de formação que visa, precisamente, apoiar os líderes das organizações na atuação preventiva e promocional da saúde mental e bem-estar das suas equipas: MIND FLOW é um ciclo de 5 workshops online, que foram desenhados à medida dos desafios e das oportunidades que as empresas enfrentam neste período. A prioridade é prevenir a doença mental altamente incapacitante para os indivíduos, em termos pessoais e profissionais.

Um estudo da Institute for Health Metrics and Evaluation refere que 10,7% da população mundial vive com uma doença mental ao longo do seu percurso. Isto significa que uma em cada 10 pessoas sofre com alguma condição, como a ansiedade ou a depressão.

 

Os desafios da pandemia potenciaram estas ocorrências, e colocaram em evidência a importância de prevenir e promover a saúde mental nas empresas: a privação da liberdade a que as pessoas têm sido sujeitas reforça situações de solidão, ansiedade e stresse, que foram desencadeadas pelas medidas de isolamento e distanciamento social essenciais para a proteção e segurança da população. Em janeiro, Miguel Ricou, Presidente do Conselho de Psicologia Clínica da Ordem dos Psicólogos, anteviu publicamente não ter dúvidas em antever que o número de casos de pessoas em sofrimento psicológico vai aumentar em contexto de pandemia. Só nos primeiros três meses da pandemia, de acordo com dados do Infarmed, venderam-se mais 400 mil embalagens de ansiolíticos e antidepressivos, do que no mesmo período em 2019. Portugal está, de acordo com a OCDE, no quinto lugar entre os países que mais consome aquele tipo de medicação.

Que consequência traz este cenário para o mundo do trabalho? Os problemas de saúde mental podem afetar negativamente os indivíduos em todos os campos vida, inclusivamente no campo profissional: stresse elevado, perda de produtividade, turnover, burnout são algumas das consequências que podem vir a enfrentar. A depressão reduz o desempenho cognitivo em cerca de 35% das vezes que desempenhamos uma tarefa. Em 12% dos casos, o absentismo tem raízes em problemas de saúde Mental.

Estando boa parte da população ativa a trabalhar em regime remoto, num cenário de insegurança que é a ‘tempestade perfeita’ para o agravamento do sofrimento psicológico, como podem as empresas atuar preventivamente em relação ao bem-estar e saúde mental das suas equipas?

 

Com base nesta premissa, a Adecco Training criou um plano pensado para apoiar os líderes na atuação preventiva da saúde mental e física da sua equipa. ‘Mind Flow ‘é um ciclo de cinco workshops online desenhados à medida daqueles que são os seus desafios e as oportunidades de cada empresa. “Infelizmente, a saúde mental é ainda um tabu, pelo que são poucas as pessoas que se sentem confortáveis em ser associadas a este conjunto de palavras e as próprias empresas podem sentir-se vulneráveis e assumir, também, que os seus funcionários precisam de intervenção neste contexto”, diz Patrícia Andrade, responsável pela unidade de Training da Adecco Portugal. “Porém, se definirmos que saúde mental é um estado de arrumação da nossa casa, seremos então capazes de assumir que há divisões por organizar?”, questiona a responsável.

Assim, partindo da analogia da ‘arrumação da casa’, dividida em cinco divisões (temas dos cinco Workshops) – ‘Como Potenciar o Engagement, ‘Mindfulness’, Inteligência Emocional, Felicidade na Vida e na Carreira, e ‘Resiliência & Estratégias de Coping’ –, a Adecco Training desenvolveu um plano de formação flexível, com um total de 22 horas, em que cada empresa pode construir o seu percurso de acordo com as suas necessidades. “Essencialmente são ferramentas que pretendem dar resposta ao contexto que estamos a viver e a promover de forma consciente e intencional ações sobre a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho, sem do que o objetivo último é reduzir índices de stress, ansiedade, turnover e absentismo”, elucida Patrícia Andrade.

“Todos ganhamos quando a nossa equipa está no seu melhor, para isso devemos questionar-nos se estamos a proporcionar os recursos necessários nesta nova realidade. O programa Mind Flow vai dar às empresas as ferramentas imprescindíveis para ter uma equipa mais robusta, sólida e saudável”, esclarece ainda a responsável.

Como promover a saúde mental dos colaboradores diante dos desafios impostos pela pandemia? Que ações estão ao seu alcance para dar suporte e apoio à equipa?  O que cada colaborador pode fazer para manter estável a sua saúde física, mental e emocional? São as respostas que o ‘Mind Flow’ irá dar às empresas contratantes deste plano de formação que irá apoiar no ‘terreno digital’ as equipas nesta mudança de paradigma que a pandemia trouxe ao mundo do trabalho.