Carla Rebelo explica como chegar a líder em Portugal

29 Janeiro, 2020
  • De acordo com o GTCI 2020, Portugal marca apenas 42 pontos (numa escala até 100 pontos) nas oportunidades de liderança das mulheres
  • Dia 30 de janeiro no Auditório da Abreu Advogados, com inscrições já esgotadas, discutem-se temas que interessam para a progressão das mulheres nas suas carreiras.

A Adecco anunciou a participação de Carla Rebelo, CEO da empresa em Portugal, naquela que é já a 2ª formação intensiva de Desenvolvimento de Carreiras sob o mote “Como chegar a Líder”.  Este programa de um dia, visa prestar a todas as interessadas um verdadeiro momento de inspiração, formação e networking, com a partilha de experiências internacionais, como será a de Carla Rebelo.

Carla Rebelo, hoje diretora geral da Adecco, começou a trabalhar aos 16 anos e aos 19 já era chefe de contabilidade numa empresa da Nestlé. A determinação e a vontade constante de aprender explicam a sua carreira: sete empresas, três países, dez formações. De acordo com as suas declarações, em entrevista à revista Executiva, e a propósito dos desafios atuais, Carla Rebelo acredita que “as pessoas se devem munir com o maior número de ferramentas possível e serem polivalentes para conseguirem nunca estar reféns de um determinado sector ou de uma determinada função, porque o mundo muda muito rapidamente.”

Ainda neste âmbito da liderança, a Adecco estabelece os cinco comportamentos que os líderes de uma organização devem ter para poder inspirar e motivar as suas equipas.

Competências pessoais
Líderes inspirados trabalham com integridade e honestidade e com um alto nível de autoconhecimento. Além disso, lideram pelo exemplo e incutem confiança na equipa.

Competências interpessoais
A comunicação e o relacionamento pessoal com os membros da equipa são fundamentais. Isso permite que o líder seja capaz de motivar os seus funcionários e promover o seu desenvolvimento profissional.

Orientação a resultados
As metas estabelecidas são ambiciosas, mas ao mesmo tempo realistas, alcançando assim o compromisso dos membros da equipa. O lider reconhece as conquistas dos seus colaboradores.

Catalisadores da Mudança
Com uma visão para liderar projetos estratégicos e estabelecer objetivos de médio e longo prazo e com a capacidade de motivar as suas equipas para alcançá-los e mantê-los motivados.

Conhecimentos pessoais
O líder inspirado deve ter as competências técnicas necessárias para ser uma referência para a equipa ao mesmo tempo que deve ser capaz de ele próprio resolver problemas e incentivar a inovação e a criatividade de outras pessoas.