Como manter a produtividade alta quando as velocidades de Wi-Fi são baixas

7 Abril, 2020

Em todo o mundo, milhões de pessoas estão a adaptar-se ao teletrabalho à medida que a pandemia do Covid-19 se espalha. Isso traz inúmeras frustrações tecnológicas, inclusive sobre como agir quando o acesso à Internet é irregular ou não funciona. Na Europa Ocidental o tráfego da Internet aumentou em até 70%, em algumas zonas dos EUA o aumento foi de 25%.

A maior parte desse aumento é gerado pelos vídeos, que normalmente respondem por cerca de 60% do tráfego da Internet do consumidor em condições normais. A pandemia aumentou o uso de vídeo para reuniões, bem como o número de pessoas a usarem o Netflix durante os intervalos do trabalho. Na Europa, Netflix, Facebook e YouTube concordaram em reduzir a qualidade do vídeo para diminuir a carga.

Apesar disso, a maioria dos analistas concorda que as redes estão a lidar muito bem com o aumento do tráfego. Mas e se está com dificuldades para manter a sua ligação internet a uma boa velocidade, ou se está numa área onde as velocidades típicas da Internet são baixas ou o problema está na sua rede doméstica. O que pode fazer sobre esses problemas?

 

Encontre o ponto de estrangulamento

Em primeiro lugar, precisa de descobrir onde está o problema. Pode usar uma ferramenta on-line, como o Speedcheck, para medir as velocidades que está a obter do seu fornecedor de serviços de Internet (ISP). Mas precisa fazer isso num computador com uma conexão com fio ao seu router. Se fizer isso a partir de um computador com rede sem fio, estará a medir a velocidade do seu Wi-Fi.

Se as velocidades do seu ISP forem baixas, entre em contato e verifique o que pode ser feito. Talvez possa aumentar temporariamente a velocidade mudando para um pacote diferente. Se a ligação de banda larga estiver lenta, mas a ligação de dados móveis estiver boa, poderá usar o telefone como um ponto de acesso e direcionar a sua atividade por essa rede. No entanto, antes de fazer isso, verifique o seu limite de dados e quanto terá que pagar por dados extras.

Se a velocidade do seu router for boa, é provável que qualquer desaceleração seja causada pela sua rede Wi-Fi doméstica. Talvez haja muitas pessoas na sua casa a trabalhar ou a aceder à internet simultaneamente. Com várias pessoas a competirem por dados, a rede pode ter problemas. Considere definir horários específicos para alternar o acesso das pessoas e garantir melhor qualidade.

 

Quanto menos dispositivos na rede, melhor. O seu computador, telefone, tablet – e os de outras pessoas na casa – provavelmente estão sempre ligados e a sua TV, consola de jogos, colunas inteligentes e até termostato também podem estar online e a partilhar dados. Tente desligar os que não precisa.

 

Certifique-se de comunicar a situação aos colegas de trabalho e a quaisquer clientes com os quais lida no âmbito do seu trabalho. Inicie as reuniões executando o plano se a chamada cair. A maioria das ferramentas de videoconferência oferece às pessoas várias maneiras de participar. Se a velocidade da sua internet não for suficiente para uma vídeo chamada, use apenas voz. Se não puder entrar no seu computador, tente ligar de telemóvel ou linha fixa.

Depois de instalar os sistemas, pode gastar menos tempo a gastar como o seu próprio helpdesk de TI e mais tempo para realizar o seu trabalho real.