Adecco destaca Job Crafting como a próxima tendência do trabalho

27 Dezembro, 2019

Compromisso, lealdade, desempenho e bem-estar geral são alguns dos benefícios

O job crafting baseia-se em permitir que as pessoas adaptem a sua própria abordagem à forma de trabalhar. Esta metodologia não é nova, mas é recente, alerta a Adecco, considerando-a numa das tendências do trabalho do futuro. O colaborador desempenhará as suas tarefas da melhor maneira centrando todo o seu foco no desenvolvimento das mesmas.

 

Como acontece em sociedade e no mundo empresarial, os indivíduos aproveitam as oportunidades de projetos e trabalhos para personalizarem e imprimirem neles a sua própria pegada. Todos nós gostamos de valorizar o nosso próprio estilo pessoal, crenças e paixões, e tudo isso reflete-se no que fazemos e em como fazemos.

 

A metodologia de job crafting encoraja-nos a estar conscientes de como agimos, interagimos e pensamos o trabalho. Assim, somos capazes de redesenhar e personalizar aspetos das nossas responsabilidades profissionais que promovem o compromisso, a resiliência e o desenvolvimento. Tudo isso implica, além disso, que nos sintamos realizados e mais satisfeitos.

 

Como aplicar a metodologia de job crafting

  1. Gestão de tarefas: devemos estar conscientes das mudanças que podemos adaptar para realizar o nosso trabalho, incluindo o design, adição ou eliminação de tarefas.
  2. Criação relacional: devemos analisar como interagimos com os outros, dentro e fora do trabalho.
  3. Desenvolvimento cognitivo e perceção: Temos que repensar no nosso trabalho globalmente. É importante destacar o valor e a importância que o nosso trabalho nos oferece e como isso afeta ou dá significado aos outros.

Além dessas abordagens básicas, as empresas começam agora a explorar as formas como o job crafting pode ser usado para promover o crescimento, o desenvolvimento pessoal e a progressão na carreira.

Entre os benefícios que o job crafting oferece, quer a empresas quer a indivíduos, estão o aumento do compromisso, lealdade, significado, experiências de trabalho únicas e personalizadas, desempenho e bem-estar geral. Ajudam ainda à adoção de uma abordagem estruturada e transparente para rever e moldar os comportamentos dos colaboradores. Ou seja, tornam o indivíduo mais proativo do que reativo ao mesmo tempo que garantem que as mudanças nas funções de trabalho sejam feitas de maneira responsável, beneficiando o trabalhador e a empresa.