6 tendências estratégicas na Indústria Automóvel

29 Março, 2021

O futuro do TALENTO na Indústria Automóvel  – 6 tendências estratégicas para uma força de trabalho ajustada às exigências do futuro

Como estão as empresas da indústria automóvel a orientar as suas estratégias para a captação de talentos que permitam corresponder às necessidades da força de trabalho high-tech deste setor de mercado? O talento vai marcar a diferença na competição pela liderança onde veículos autónomos podem sair, num futuro próximo, da narrativa da ficção científica. O último relatório do Grupo Adecco – ‘Futuro do Talento na Indústria Automóvel e da Mobilidade’ assinala as 6 tendências mais emergentes à qual as empresas desta indústria não poderão escapar se quiserem dar continuidade ao seu negócio.

 

A rutura impulsionada pela tecnologia, exacerbada pela pandemia COVID-19, acelerou o ritmo da transformação e mudou as estratégias de procura de talento, de acordo com o último relatório do Grupo Adecco‘Futuro do Talento na Indústria Automóvel e da Mobilidade’, divulgado em março.

O relatório analisa a forma como a tecnologia está a reformular a indústria automóvel e da mobilidade e como as empresas podem calibrar as suas prioridades estratégicas de talento para se posicionarem de forma competitiva numa indústria com tecnologização crescente.

Por um lado, a pandemia já está a motivar as organizações a adotar um conjunto de medidas de atenuação dos riscos para se protegerem de choques semelhantes no futuro, por outro lado, irá direcionar as empresas para a capitalização das oportunidades de crescimento emergentes. Isto, por sua vez, terá implicações na gestão de talentos.

Consequentemente, repensar a aquisição de talentos, retenção e a gestão tornou-se um imperativo urgente para a indústria automóvel. Os principais elementos nas cadeias de abastecimento, processos de fabrico e sistemas operacionais vão exigir a atualização, a requalificação e a requalificação cruzada, a fim de reforçar a agilidade organizacional global.

À medida que as incertezas se aprofundam, as empresas procurarão estabelecer uma parceria com fornecedores de gestão de talentos, assegurando uma bolsa de especialistas e profissionais qualificados para as necessidades emergentes do setor. O futuro do setor está assente na tecnologia, onde os talentos da área da automação, robótica e inteligência artificial estarão no topo da procura.

Ao contrário de outros setores, em que o perfil generalista ganhou preponderância com a crise, COVID-19, a indústria automóvel acentuou a procura de especialistas. E cabe à Geração Z preencher estas necessidades.

 

Principais tendências para a indústria automóvel em 2030

#1. IA E IoT (INTERNET OF THINGS) Em 2030, a indústria automóvel será completamente diferente da atual: as empresas do setor estão a antecipar esse crescimento, e a necessidade de contratação de funcionários com formação nas áreas de automação, robótica, e Inteligência Artificial (IA). São estes os talentos que virão a marcar os próximos 10 anos deste setor.

#2. VEÍCULOS AUTÓNOMOS Espera-se que os veículos autónomos (self-driving) estejam na estrada até 2030, exigindo um conjunto de competências inteiramente novas na aprendizagem de máquinas, visão por computador, processamento de sensores e mais para conceber a inteligência orientadora dos automóveis autónomos.

#3. VEÍCULOS ELÉTRICOS Os veículos elétricos também continuarão a ter um grande impacto na indústria automóvel. Até 2025, estima-se que 25% a 35% de todos os carros vendidos serão híbridos, plug-in, ou veículos totalmente elétricos. Esta procura irá colocar uma pressão crescente sobre as empresas para construírem uma nova plataforma para apoiar tecnologias de condução avançadas.

#4. REQUALIFICAÇÃO/AUMENTO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS As empresas terão de aumentar ou requalificar a sua força de trabalho para satisfazer a procura de diferentes tipos de engenheiros, especialistas, equipas de serviço, e muito mais, o que vai impactar as suas estratégias de contratação de talentos. Para isso pode contar com a ajuda das equipas da Adecco tanto para Trabalho Temporário como para Recrutamento Especializado.

#5. MOBILIDADE PARTILHADA

Soluções de mobilidade partilhada, tais como partilha de automóveis, aluguer & leasing, ou trânsito responsivo deverão duplicar para chegar 2 triliões de dólares até 2030. As novas empresas de mobilidade são ágeis, flexíveis e desinteressadas na gestão de ativos, considerando parcerias e contratos de curto prazo que vão para além dos serviços de mobilidade, tais como como fornecer equilíbrio da frota, reparação de veículos, gestão de frotas, gestão de combustível na frota, e carregamento da frota elétrica. Isto a ambição é a de criar um novo campo de partilha de serviços entre diferentes empresas que oferecem serviços semelhantes. Este crescimento exponencial irá apontar para uma gama de perfis de trabalho emergentes, que vão desde a reparação de automóveis técnicos e motoristas, ao pessoal para o veículo reabastecimento / recarregamento. Ao subcontratar atividades de campo, serviço de mobilidade os fornecedores recorrerão a empresas com provas dadas capacidades na gestão da força de trabalho e no terreno formação.

#6. GERAÇÃO Z: OS DECISORES Tudo isto vem à medida que a indústria se debate com um futuro mais digitalizado, onde a Geração Z emergirá como a decisora-chave em todo o mundo, mudando os padrões e comportamentos dos consumidores. Assegurar a continuidade do negócio requer uma avaliação mais profunda, mais significativa e holística das estratégias de talento das empresas.