Adecco destaca a necessidade de autoconhecimento 
para a realização profissional

4 Julho, 2019

Ter um propósito de vida é fundamental para desfrutar de uma existência plena. No entanto, às vezes é difícil realizar os sonhos sem primeiro atingir os objetivos no trabalho. E, de acordo com a Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, o autoconhecimento é necessário para conseguir alcançar esse propósito e são poucas pessoas que o fazem. A empresa especialista em Recursos Humanos experiencia esta situação nos seus contactos diários e a realidade é que não há melhor momento para o fazer do que o Verão. Esta época permite, de acordo com a Adecco, que faça um balanço do meio ano que passou, e estabeleça metas para os próximos meses, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos profissionais.

Reveja, analise e estabeleça os seus objetivos no trabalho

A sua vida pessoal está intimamente ligada à sua vida profissional. Atingir metas no trabalho torná-lo-á mais disponível e feliz na sua vida pessoal. No entanto, se não definir uma meta que o ajude a descobrir qual a profissão que melhor se adapta às suas habilidades e interesses, não poderá planear o futuro do seu trabalho da maneira mais acertada e dificilmente conseguirá alcançar o seu propósito pessoal.

De acordo com Carla Rebelo, diretora geral da Adecco em Portugal, “O primeiro passo será conhecer-se. Deve estar consciente dos seus conhecimentos e habilidades, dos seus valores e interesses. No momento em que se conhece, sabe as suas potencialidades, o que ambiciona, mais facilmente poderá decidir sobre o seu futuro profissional, e encontrar e candidatar-se a oportunidades mais enquadradas ao seu perfil”.

Conhecimento e habilidades

O conhecimento resulta de um vasto leque de factores relacionados primeiro com o meio social onde o indivíduo está inserido, com a formação académica, com a experiência profissional anterior e os gostos e habilidades especiais. É por isso necessária a análise ponto-a-ponto para saber o que mais gostou de realizar em cada uma das áreas. Depois deverá identificar uma profissão que possa estar enquadrada nesses conhecimentos e gostos, e na qual estas características e particularidades individuais possam ser valorizadas.

Valores e interesses

Para que alcance os objetivos profissionais e pessoais, é importante que os valores de cada indivíduo sejam uma constante. A nível de trabalho, deve analisar e ter consciência do que deseja: estabilidade, flexibilidade de horários, maior responsabilidade, desafios constantes. Existem quatro eixos que o ajudarão a identificar quais são os seus valores profissionais: Se é uma pessoa criativa, e se sente-se mais atraído pela autonomia, responsabilidade, liberdade para desenvolver novas ideias, prestígio; se os seus valores estão mais relacionados com o trabalho, será de grande interesse avaliar se deseja um trabalho repetitivo, físico ou intelectual; se prefere trabalhar em equipa ou sozinho; se precisa de flexibilidade de horário; se prefere trabalhar com pessoas ou com máquinas; se os seus valores estiverem mais relacionados a aspetos das condições da empresa, analise se tem mais interesse no reconhecimento profissional, na remuneração, ou nos valores da empresa; por último, se os seus valores estiverem mais propensos ao ambiente de trabalho, poderá sentir-se atraído pela possibilidade de trabalhar com um bom ambiente de trabalho, com estabilidade no trabalho, numa PME ou numa multinacional.

Identifique os seus valores e aqueles com que se identifica e defina o seu objetivo profissional mais rapidamente. Com este perfil e o propósito definidos, será mais fácil encontrar um emprego onde se sinta bem, onde será valorizado e que o ajudará a alcançar os seus objetivos de vida em pleno.