The Bell and the Swan

17 Abril, 2020

Raridade, impacto extremo e previsibilidade retrospetiva – esta é a característica de um Cisne, Negro. Antes da descoberta da Austrália todos acreditavam que os Cisnes eram brancos.

Existe uma grave limitação à nossa aprendizagem que a restringe a observações e, portanto, como resultado, a criação de um conhecimento muito frágil.

A combinação de baixa previsibilidade e forte impacto, refletida aliás num dos quadrantes das matrizes de risk assessment de qualquer organização, requerer que se elenquem as medidas de mitigação respetivas, identificadas normalmente não como urgentes, mas moderadas, devido ao fato de a dita ocorrência ser classificada como rara (pouco provável). Esta classificação assenta, como é consabido na experiência passada……

A verdade é que a sociedade tem tendência para agir como se estes eventos não existissem, pois decorrem de ligações que não foram sequer equacionadas até então.

No mundo corporativo é, desde há muito, praticada a atividade de scenario planning, tentando incorporar-se uma previsão sobre o médio e longo prazo, com base na melhor informação disponível. A Shell foi a pioneira, há 50 anos no desenvolvimento de cenários (muito utilizado nos setores de petróleo) para explorar o futuro e aprofundar o pensamento estratégico.

Por outro lado, com Porter, há 40 anos, aprendemos a desenhar uma estratégia tendo por base o seu famoso e brilhante modelo das 5 forcas. São elas: a rivalidade dos concorrentes, o poder de negociação dos fornecedores, a ameaça de produtos substitutos, a ameaça da entrada de novos concorrentes e o poder de negociação dos clientes. Quanto mais intensas forem cada uma destas forças mais complexa e elaborada deve ser a contra medida da empresa.

Sucede que os últimos dados sobre a Pandemia CoronaVírus revelam ao mundo a falência das ferramentas de gestão se às mesmas não for, na prática, efetuado um upgrade. Novos fatores provocam novos fenómenos e não seria difícil entender como infeções e alterações climáticas (causa raíz ou consequência?) tornam urgente que Cisnes negros passem a fazer parte integrante dos nossos radares de navegação, ainda que a curva em forma de sino nos distraia deles.

Como refere Nassim Taleb, na sua brilhante obra sobre o tema, “a vida resulta do efeito cumulativo de uma série de choques importantes” pelo que há que apender a aprender o mais rapidamente possível.

Carla Rebelo, Diretora Geral Adecco Portugal, In Expresso