Tendências de recrutamento para a área do Marketing | Carla Cameira

3 Março, 2023

Por Carla Cameira, Recrutamento Especializado | Adecco Portugal 

 

A área de marketing foi sempre um sector muito dinâmico em qualquer indústria ou mercado e está em constante evolução e sempre atenta às novas tendências e tecnologias. Em 2023, e no que diz respeito ao mercado de trabalho para profissionais desta área, é esperado que algumas das principais tendências incluam: 

 

  • Marketing digital e publicidade online: com a popularidade crescente das redes sociais e das plataformas de comércio eletrónico, as empresas investem cada vez mais em estratégias de marketing digital para chegar aos seus públicos-alvo e consequentemente aumentar as suas vendas. Isto implicará um aumento na procura de profissionais com habilidades em SEO, social media, publicidade online e marketing de conteúdos. 
  • Inteligência artificial e automação: a inteligência artificial (IA) e a automação estão a tornar-se cada vez tendência no mundo dos negócios, e o marketing não é exceção. Em 2023, é provável que mais empresas adotem ferramentas de IA para automatizar tarefas de marketing, como segmentação de público, análise de dados e geração de leads. 
  • Marketing de conteúdo: a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso continuará a ser uma estratégia crucial para atrair e reter clientes. As empresas irão procurar profissionais de marketing que possam criar e gerir campanhas de conteúdo eficazes, assim como garantir a gestão destas necessidades junto de agência de comunicação e marketing externas. 
  • Influenciadores digitais: os influenciadores digitais tornam-se cada vez mais populares e valiosos para as marcas. Em 2023, é provável que mais empresas adotem estratégias de marketing envolvendo influenciadores digitais para alcançar os seus públicos-alvo. 
  • Marketing de voz e vídeo: com o crescimento do uso de assistentes de voz, como o Alexa e o Google Home, o marketing de voz será com toda a certeza uma tendência crescente. As empresas procuram profissionais de marketing que possam criar estratégias e campanhas de marketing de voz. 
  • Customer centricity: a experiência do cliente. Com a crescente concorrência no mercado, as empresas procuram formas de se diferenciar e se conectar de maneira mais eficaz com cada cliente. Esta tendência leva-nos a procurar perfis com competências em segmentação de público-alvo e personalização de conteúdo, que podem ajudar as empresas a criar mensagens e campanhas mais relevantes e eficazes. 
  • Marketing de realidade aumentada e virtual: a realidade aumentada e virtual torna-se cada vez mais popular e acessível. Em 2023, é provável que mais empresas adotem estratégias de marketing envolvendo realidade aumentada e virtual para melhorar a experiência do cliente e aumentar a interação com a marca. 

 

Em resumo, as tendências do mercado de trabalho para a área de marketing em 2023 incluirão o uso crescente de tecnologias de automação e inteligência artificial, o marketing de conteúdo, influenciadores digitais, marketing de voz e realidade aumentada e virtual.  

Será para nós, profissionais de RH, um desafio enorme encontrar os profissionais de marketing mais bem preparados para se adaptarem às mudanças e que melhor consigam incorporar estas tendências nas suas estratégias e campanhas. Esta mistura de hard skills exigidas para fazer face aos desafios de mercado têm sempre de ser equilibradas com uma forte componente de soft skills que permitam ao profissional adaptar-se ao produto ou serviço e mercado onde atua e sobretudo à empresa onde se insere. Perceber a transversalidade de competências destes perfis é com toda a certeza o nosso desafio para 2023. Conseguir a mistura perfeita é a “receita” que nos permite ser especialistas em recrutamento nesta área.  

 

📖LEIA TAMBÉM:

📌 Lideranças empáticas precisam-se | Alexandra Andrade
📌Literacia financeira, uma alavanca de independência | Tiago Correia
📌O desafio do mercado pela procura de perfis tecnológicos em 2023 | Fátima Costa