Sinergia ou Soma Nula?

13 Abril, 2019

Na teoria dos jogos, abordagem matemática moderna aos conflitos de interesses, uma das estratégias seguidas é a soma nula, ou soma zero. Na soma nula, aquilo que um jogador ganha é necessariamente o que o outro perde, ou seja são aqueles em que a soma dos payoffs dos jogadores é zero, ou seja, um jogador só pode ganhar se o outro perder

Já a estratégia da sinergia consiste em criar valor adicional da soma de duas partes  fazendo com que 1+1 seja igual a 3 e não 2.

Refletindo no que isto significa em termos de opção individual, aplicável às várias dimensões da vida, entendemos que ainda persiste a opção pela estratégia da soma nula. Esta é uma estratégia que pode direcionar-nos para uma perspectiva muito redutora do propósito, quer das organizações quer dos profissionais.

Em geral, também na gestão de políticas públicas e na escolha das grandes opções para o País, pouco se pensa em criar valor para todos os agentes intervenientes, (presente na estratégia da sinergia) e se seguem tendencialmente as escolhas assentes na soma nula, soma zero ou se quisermos, no final das contas a estratégia da destruição de valor. Porque a perda deve ser entendida não só como o que desaparece mas também efetivamente como o que se deixa de ganhar.

Ao formular uma análise de decisão mais cuidada percebe-se que não adicionar valor, nos dias de hoje,  significa perder uma oportunidade o que implica portanto que uma aparente soma nula se transformará em soma negativa se consideramos esse custo de oportunidade.

Esta reflexão é útil para as empresas, seja em contexto de liderança ou de desenvolvimento das suas equipas, para as universidades e para o crescimento pessoal de cada um. Ganharemos sempre mais em focar na criação e na procura da sinergia (que sempre existe) e não contentarmo-nos em ganhar o que o outro vai perder. Não parece ser por esta via que o Mundo terá oportunidade de se tornar melhor para todos.

No Grupo Adecco temos justamente como ambição central a de Making the future work for everyone.

Com esta perspectiva, cresceremos mercados, alavancaremos potenciais e elevaremos a barra da exigência e da performance. De uma forma que todos ganham e ninguém perde, porque se ganhar implicar simplesmente que alguém perde, estaremos apenas no domínio das transferências e não da criação de valor.

Carla Rebelo, Diretora Geral Adecco Portugal

In Jornal Expresso, 13 de Abril de 2019