Seis desafios e oportunidades da liderança feminina

27 Maio, 2020

Vivemos um momento único da história, no qual temos o poder e a oportunidade de nos unir para quebrar barreiras de longa data, e realizar os nossos maiores sonhos e aspirações de carreira.

 

O mundo dos negócios já não é um mundo só de homens. Contudo, as empresas pertencentes ou lideradas por mulheres ainda são uma minoria e as desigualdades salariais, o sexismo e as barreiras de género no local de trabalho, ainda são uma realidade. Alguns desafios que são colocados diariamente, como o “simples” equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, exigem resiliência para a sua superação, especialmente quando falamos de funções técnicas e de direção executiva, onde a representação por mulheres é muito inferior à dos homens.

Com base na nossa experiência, estabelecemos uma lista de seis desafios mais comuns e das respetivas oportunidades que os mesmos podem gerar, e que permitem um maior entendimento que o sucesso profissional possa ser alcançado.

 

  1. DESAFIO: a maioria das pessoas na sala de reuniões são homens.

OPORTUNIDADE: Como mulher, destaco-me nesse momento, mas, posteriormente, serei lembrada.

Uma das realidades desconfortáveis de ser uma empresária, é entrar numa reunião de negócios e perceber que é uma das poucas mulheres (se não a única) na sala. A pressão de ser único pode ser esmagadora. De facto, estudos mostram que indivíduos que são “únicos” estão sujeitos a uma percentagem mais elevada de preconceito e discriminação por parte dos membros do grupo maioritário, seja intencional ou não.

Embora a tentação de não se destacar seja forte, as líderes femininas mais bem-sucedidas concordam que permanecer fiel a si mesma, e aproveitar os seus pontos fortes, é a chave para superar as noções preconcebidas de como as mulheres devem estar e agir no trabalho.

Em vez de se conformar com o estereotipo, amplamente difundido, de como um líder deve parecer ou ser, descubra que o importante é ter confiança em si mesma e nas competências que a levaram aonde está hoje. “Destacar” pode realmente ser um atributo positivo, dando a oportunidade de fazer sobressair as suas competências e perspetivas únicas. Então, em vez de recuar, dê um passo à frente e cause uma impressão duradoura ao ser vista e ouvida. Faça-se lembrar.

 

  1. DESAFIO: É difícil construir uma “rede de apoio” num mundo de “homens”

OPORTUNIDADE: Procure estabelecer ligações com homens e mulheres que possam atuar como mentores, ao longo da sua carreira profissional. Não é segredo que a falta de mentores e conselheiros pode prejudicar o crescimento profissional. Afinal, no mundo dos negócios, nem sempre poderá saber tudo. O grande desafio das mulheres será colaborar e construir fortes redes de apoio.

Grupos e eventos de networking orientados para mulheres, são indicativos de um número crescente de redes e espaços profissionais que se concentram no apoio e na elevação destas profissionais. Considere envolver-se com grupos e associações profissionais e outras organizações que apresentam e promovem mulheres líderes de sucesso. Poderá aprender com as experiências de profissionais experientes, mas também desenvolver ligações com potenciais mentores, que podem oferecer suporte e aconselhamento.

É importante observar que o apoio profissional e a orientação não deverá ser exclusivamente de mulheres. Pelo contrário, adicione valor ao procurar aconselhamento de homens que partilharam as suas ligações, conselhos, conhecimentos e apoio.

 

  1. DESAFIO: É cada vez mais difícil o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

OPORTUNIDADE: crie uma envolvência e equilíbrio saudáveis de ambos.

A verdade é que tanto homens quanto mulheres em cargos de liderança, são desafiados a equilibrar a sua carreira e a vida pessoal. No entanto, se mudarmos a terminologia “equilíbrio entre vida profissional e pessoal” e usarmos “envolvência entre vida profissional e pessoal” será mais percetível o malabarismo entre o trabalho e o tempo com a família. Gerir o seu próprio negócio pode exigir tempo e esforço significativos, no entanto, também pode permitir mais flexibilidade e controlo sobre a sua agenda. Estabeleça, intencionalmente, metas estratégicas e realistas, de carreira e pessoais, que trabalham juntas para criar um estilo de vida saudável para si e a sua família.

 

  1. DESAFIO: Não ter acesso a financiamento.

OPORTUNIDADE: Identifique fontes de financiamento direcionadas a iniciativas de captação de recursos. De acordo com um artigo da Forbes, publicado no final de 2017, as empresárias recebem menos de 3% dos fundos de capital de risco. Embora esse número seja distorcido, devido à falta de mulheres em posições de liderança empresarial, os estudos mostram consistentemente que as fundadoras/gestoras têm menos probabilidade de obter financiamento adequado.

Como empreendedora, esse desafio cria uma oportunidade. A de envolver-se em redes de educação e apoio dedicadas a ajudar empresas lideradas por mulheres.

 

  1. DESAFIO: Estereótipo de que “as mulheres são mais emocionais e menos assertivas que os homens”.

OPORTUNIDADE: As mulheres trazem diversas experiências físicas, mentais e emocionais para a conversa. Provavelmente já ouviu o estereótipo comum de que as mulheres são “pensadoras emocionais” e, portanto, líderes empresariais menos competentes. Embora algumas mulheres pensem de maneira diferente dos homens, como resultado das suas experiências pessoais e profissionais, esta diferença não deveria ser interpretada como falha mas sim como vantagem.

No mercado hipercompetitivo, como o que hoje experienciamos, a diversidade de género é um bom negócio. As mulheres trazer perspetivas, ideias e experiências únicas para cima da mesa, que enriquecem as conversas e levam à tomada de melhores decisões. Muitas vezes é preciso muita ousadia para fazer ouvir as nossas vozes, mas é essencial, pois temos muitas opiniões e ideias importantes para partilhar com o mundo.

 

  1. DESAFIO: As expetativas costumam ser mais baixas para as mulheres.

OPORTUNIDADE: Então, não deveria ser mais fácil superá-las?

Obter o mesmo nível de respeito e reconhecimento que os colegas homens pode ser uma experiência difícil e frustrante, para as mulheres. As funções de nível sénior permanecem dominadas por homens, e os preconceitos internos estão vivos.

 

Embora essa realidade frustre bastante, também pode motivar a alcançar essas expectativas, e até a superá-las. Não desanime com opiniões e estereótipos. À medida que continuamos a surpreender e a superar as expectativas, eliminamos um estereótipo.

Como conclusão podemos ter como verdade que as mulheres continuam a enfrentar preconceitos injustos, de género, no local de trabalho. No entanto, quando vistos de uma perspetiva de empowerment, esses obstáculos podem servir para fortalecer e elevar as mulheres líderes, em diversos espaços.

Enfrentar esses desafios de frente apresenta uma oportunidade incrível de causar um impacto positivo na sua situação e nas gerações futuras. Vivemos um momento único da história, no qual temos o poder e a oportunidade de nos unir para quebrar barreiras de longa data, e realizar os nossos maiores sonhos e aspirações de carreira.

Veja o artigo na Excutiva