Quando falamos de trabalho, sabe o que quer?

26 Janeiro, 2021

Parece uma pergunta simples ou pelo menos achamos que temos a resposta, mas não é tão fácil como parece. Esta é, sem dúvida, a pergunta que todos nos colocamos quando nos deparamos pela primeira vez com a procura de emprego, quando queremos promover-nos dentro da nossa empresa ou, pelo contrário, mudar de empresa e procurar um emprego melhor. Mas se queremos ter sucesso neste processo, a resposta ou as respostas são fundamentais em termos de trabalho.

 

<< Conheça as mais recentes ofertas no mercado para se desenvolver como um profissional >>

 

Motivação no trabalho

É importante parar e pensar qual é a sua verdadeira motivação. Quer novos desafios ou preciso de um salário melhor?

Para saber o que quer, tem de se perguntar muito, fazer uma análise muito aprofundada da situação real e se se assemelha ao que quer no futuro.

O que podemos oferecer como empregados

Vamos começar com esta análise, por exemplo, perguntando o que pode oferecer como trabalhador. Quais são as suas qualidades mais positivas, os seus pontos fortes ou as suas áreas de melhoria e, acima de tudo, se é isso que o distingue e posiciona melhor do que outras pessoas que eram elegíveis para esse cargo.

Não tem experiência? Não importa, muitas empresas focam a sua procura em encontrar candidatos com determinadas competências em vez de uma experiência. Se procuram, por exemplo, uma pessoa que possa trabalhar em projetos em comum com uma equipa, demonstre com factos da sua vida pessoal, dos seus estudos, etc., como enfrentou projetos pela mão de outros.

E as promoções?

Se procura ou considera uma promoção, adquira mais responsabilidades e/ou novas funcionalidades, analise se pode obtê-lo na sua empresa atual ou se deve fazê-lo fora. Analise bem os prós e os contras, pois fazê-lo irá ajudá-lo a escolher a opção certa para si.

 

Além disso, seja realista com as suas capacidades, com o seu interesse em ganhar responsabilidades e se tem de sacrificar outras coisas.

Por exemplo, quer ter um salário mais alto? Claro, todos respondem que sim, mas temos de ser realistas quanto às expectativas salariais. Se a sua experiência, responsabilidades, competências, formação ou realizações valem a pena e se correspondem adequadamente ao que o mercado paga em salários.

Às vezes, há coisas melhores do que um salário mais alto. Por exemplo, uma agenda que lhe permite conciliar melhor o trabalho com a família, com as crianças, torná-lo compatível com estudos ou outras responsabilidades; ter maior proximidade à sua casa, um bom ambiente de trabalho, prestações sociais, acesso à formação atual ou gestão de novas tecnologias.

Tudo isto é tão importante como o salário para perguntar o que queremos.

 

Dicas para se manter no trabalho

Podemos dar-lhe algumas pistas sobre o que as empresas mais valorizam hoje e ajudá-lo a encontrar a resposta certa, tome nota:

Hoje, valoriza-se a capacidade de criar e inovar, de melhorar processos, trabalhar para projetos em equipa; saber comunicar e ouvir ativamente os outros. Seja frontal e enfrente os problemas objetivamente, estabeleça metas, vá até ao fim por eles e supere o stress de alcançá-los.

Pense, pergunte a si mesmo por que sim ou por que não, responda a si mesmo de diferentes maneiras; saia da sua zona de conforto e valorize o que faz, como o faz e o que sabe fazer. Verá que não há respostas certas ou erradas, mas sim objetivos a estabelecer numa questão de trabalho.

In Blog Adecco