Moinho de água

22 Janeiro, 2021

Num dos museus de ciência mais interativos do mundo em Amesterdão, é possível observar o funcionamento de um moinho de água que é um mecanismo capaz de aproveitar a energia cinética da movimentação de águas. Quando a água circula pelos vários baldes estes tornam-se mais pesados. Isto faz mover o moinho. A água vai saindo dos baldes através de um buraco no seu fundo, ao mesmo tempo que outros baldes se vão enchendo de água.

Não se sabe com precisão qual a posição em que o moinho está quando a água começa a entrar num determinado balde, quanta água entra e sai do mesmo, nem se consegue determinar ou medir com precisão a influência do vento no moinho.

Trata-se, segundo os cientistas que descrevem o protótipo, daquilo a que chamam um sistema caótico, já que uma ligeira alteração em qualquer um destes fatores causará um movimento diferente no moinho: mais depressa ou mais devagar, no sentido dos ponteiros do relógio, ou ao contrário. Nesta aceção da palavra, diz-se caótico porque há infinitas possibilidades e o resultado final é imprevisível. Tal como o moinho de água, também o clima é um sistema caótico porque existem diversos fatores que o afetam, desde logo a pressão atmosférica, a humidade, as correntes do oceano ou as erupções vulcânicas. Até mesmo os mais ínfimos detalhes podem produzir um grande efeito. Este fenómeno universal está presente na expressão “efeito borboleta”, aludindo ao facto de que, um simples bater de asas pode originar um tornado no outro lado do mundo.

Ensina-nos a natureza portanto que, quando se procuram soluções simples para problemas complexos podemos estar a tentar simplificar o que nem a ciência consegue assingelar nos sistemas aparentemente mais lineares. É por esse motivo que, nas empresas, se procuram abordagens cada vez mais holísticas, centradas na análise de toda a cadeia de valor, para além de se começar a olhar para os talentos como a “pessoa por inteiro”.

A análise dos elementos de um sistema é importante para aprofundar conhecimento sobre cada um deles mas nunca será a fórmula suficiente para compreender a dinâmica do todo.

Que 2021 nos traga a humildade intelectual para construir soluções de base holística e integrada para os problemas que se repetem ano após ano, quer seja na educação, saúde, justiça, mercado de trabalho, carreira ou empresas.

Carla Rebelo, Diretora Geral Adecco Portugal

In Jornal Expresso, 15 de Janeiro de 2020