Cem minutos

7 Setembro, 2019

De quanto tempo precisamos para descobrir o caminho? Uma eternidade, a vida toda ou apenas uns minutos?

Um estudo de Spera, Burnhfeind e Pennebaker, publicado em Novembro de 2017 com um grupo de 63 pessoas que perderam recentemente o seu emprego, revela que, aqueles a quem fora pedido que escrevessem sobre os seus pensamentos e emoções relacionadas com essa mesma perda, foram mais rapidamente recolocados do que os que escreveram sobre outros tópicos não traumáticos ou que não escreveram de todo.

Estes profissionais que tinham sido demitidos escreveram sobre os seus sentimentos durante 20 minutos por dia, ao longo de cinco dias consecutivos. Quando iniciaram a procura de emprego registaram uma taxa de sucesso muito superior quando comparado com os do grupo de controlo que não escreviam. Oito meses passados, 68% do grupo encontrou um novo emprego contra apenas 27% no grupo que não escreveu especificamente sobre o evento traumático. A diferença são 400 bps, uma diferença absolutamente reveladora!

A ideia chave é fortalecer a consciência emocional, estudando atentamente a experiência emocional. Quando tentamos obter essa clareza e clarificação criamos um espaço que nos permite olhar de fora para a nossa própria vida. Ganhamos objetividade e esse é o primeiro passo para uma auto – avaliação exata. Da auto – avaliação exata a conhecer as próprias forças e fraquezas é um processo que emerge naturalmente e esta é, a base de (re)construção da autoconfiança. Ter sucesso em entrevistas de emprego pode estar muito condicionada pela consecução ou não destas etapas.

Concluíram os autores do estudo que, a escrita expressiva influencia mais as atitudes dos indivíduos relativamente aos seus empregos antigos e a capacidade de encontrar um novo desafio, do que a simples motivação para procurar emprego

De acordo com Daniel Goleman, conhecido como o pai da inteligência Emocional, “a autoconsciência é o modo neutro que permite a autorreflexão, mesmo no meio de emoções turbulentas”. Note-se que, a autoconsciência envolve o neocórtex (cérebro pensante) no processo emocional, provocando a extensão para as áreas do cérebro que estão relacionadas com a atenção auto – dirigida e a linguagem. No processo desencadeado por uma forte autoconsciência essas áreas são ativadas. Como refere o sábio Mingyur Rinpoche “quando conseguimos ver um rio revoltoso é porque já estamos acima dele”

Sendo apenas lateralidades da reflexão exposta, pode ser interessante ponderar hábitos que se generalizam e proliferam à velocidade da luz, tal como a utilização excessiva de emojis.

Se forem usados sistematicamente na comunicação interpessoal, em vez da palavra escrita, podem alterar o impacto da ligação, pois não há nada mais poderoso que a escrita expressiva.

Será também útil, quando o gestor contratar serviços de outplacement, verificar as atividades e metodologias usadas efetivamente para ajudar na recolocação dos funcionários. Nem todas respeitam os básicos.

Carla Rebelo, Diretora Geral Adecco Portugal

In Jornal Expresso, 7 de Setembro de 2019