Anestesia, recobro ou fisioterapia?

3 Julho, 2020

Foi a sangue frio que o mundo recebeu o seu mais recente golpe. O final do que parecia ser um trimestre de continuidade expansionista revelou-se uma falésia íngreme de território não navegável. O mundo mudou de modo radical na Primavera de 2020.

Governos e empresas reagiram, de um modo geral, o mais rápida e diligentemente possível, tentando aliviar uma dor incalculável e insuportável com a administração de uma dose de anestesia que chegasse para todos (ou quase todos).

Três meses depois desse coma induzido, eis que chega o momento da verdade, aquele em que alguma vida tem que regressar às ruas, às fábricas, às lojas e aos escritórios.

Algumas empresas estarão ainda anestesiadas, outras foram transferidas forçosamente para o recobro, dada a alteração do regime de apoio à proteção do emprego, de que apenas algumas (muito poucas) poderão beneficiar. E, como se sabe, o recobro, já sem anestesia pode trazer muito mais dor. Nalguns casos a missão do gestor será mesmo a de lidar com anestesia, recobro e fisioterapia, tudo ao mesmo tempo e, é um facto, neste caso a dor será maior.

E se o que não nos destrói nos torna mais fortes, também é certo que a terapia para muitos será de choque. Parece ser unânime e transversal a todos os Países e setores de atividade que a revolução digital e a gestão do talento serão os alicerces deste renascimento.

Serão tempos em que, mais do que nunca é necessário ter as pessoas certas nas equipas, pois de igual modo, nunca como agora foram tão valorizadas as características pessoais como a resiliência, a cooperação, a empatia, a proatividade e a orientação para o negócio. A seleção será natural nuns casos e deve ser provocada noutros – restruturar é a palavra de ordem.

Sendo certo que todas as crises trazem oportunidades, Goleman (o pai da inteligência emocional) aborda o fenómeno presente como um clássico de post traumatic growth, referindo que é raro que algum valor não seja sempre extraído quando é feito um esforço para o ver. Conceitos como foco interno vs externo, específico vs global, permanência vs impermanência e tendência para a negatividade ficam mais claros, logo são mais fáceis de corrigir, quando aparecem como sombra nestes momentos de viragem.

Mas lembremo-nos que a sombra só existe quando existe a luz.

Carla Rebelo, Diretora-Geral

In Jornal Expresso, 27 de Junho de 2020