A grande reavaliação

21 Dezembro, 2021

Por enquanto, o alvoroço mediático em torno de demissões em massa ou um êxodo dos trabalhadores constitui ainda um claro exagero face à realidade. Não obstante, e como revela um inquérito mundial recente realizado pelo The Adecco Group, a nova normalidade emergente está a levar a que muitos reavaliem a sua vida profissional.

Existem sinais de alerta para as empresas que sugerem que, está na hora de as organizações voltarem a estabelecer o vínculo com a sua força de trabalho. Quase 2 em cada 5 pessoas estão a mudar ou a considerar apostar em novas carreiras.

Sabendo que a cada 3 anos se perdem 40% dos skills, facilmente se concluí que um profissional que não se requalifique durante 8 anos corre o risco de ver as suas competências totalmente obsoletas. Daqui surge a importância de assumir em definitivo um novo referencial: a aprendizagem ao longo de toda a vida.

A boa notícia é o facto de que o desenvolvimento de competências constitui uma parte significativa desta grande reavaliação e são essenciais para a preparação das pessoas e das empresas para o futuro. Há uma clara aposta na aprendizagem de novas competências: dois terços (66%) dos trabalhadores acreditam que precisam de formação e novas competências para manterem o emprego nos próximos anos. Além disso, mais de 6 em 10 pessoas (62%) estão a apostar ou pensam apostar numa nova qualificação ou em novas competências. Contudo, menos de 4 em 10 trabalhadores que não ocupam um cargo de gestão creem que a sua empresa está eficazmente a avaliar as suas competências e a investir na sua qualificação. Ainda, menos de metade deles acredita que a empresa tem uma estratégia de qualificação dos trabalhadores em competências digitais de que as empresas precisarão no futuro.

Apesar de a pandemia poder ter trazido um período de incerteza, dois terços (66%) das pessoas estão confiantes de que as empresas vão começar novamente a contratar números de empregados significativos no próximo ano.

No que respeita a prioridades na sua vida profissional depois da pandemia, a segurança do seu trabalho, a capacidade de decisão sobre os seus horários, a cultura e o envolvimento, o bem-estar e o desenvolvimento são os aspetos mais importantes para os trabalhadores daqui em diante.

Com base nestas informações não será difícil para as empresas traçarem um plano de ação.

 

Carla Rebelo | CEO Adecco Portugal in Jornal Expresso