Trabalhar mais não é sinónimo de produtividade

15 Dezembro, 2016

À medida que temos mais experiência, adquirimos hábitos que nos permitem ser mais rápidos (pensamos nós) no nosso trabalho. No entanto, estes podem ser ser um entrave na nossa produtividade e acabamos por sabotar-nos a nós próprios.

Partilhamos convosco a lista dos principais erros cometidos e que afetam o nosso rendimento:

Multitarefas

É comum pensar que é melhor fazer tudo o que temos a fazer hoje, do que deixar algumas tarefas para o dia seguinte. Este pensamento pode ser um erro, pois ao tentar terminar tudo num só dia acabamos por não concluir, ou por concluí-las, com alguns erros. O melhor é focar-nos numa tarefa de cada vez e só começar a próxima depois de a primeira estar finalizada.

Deixar o mais importante para o final

Na lista de tarefas do dia a dia, seguramente, que há umas mais simples que outras. O mais habitual é começar pelas que levam menos tempo, o que é um erro, pois estamos a deixar para o final do dia as tarefas mais complicadas que nos custam mais tempo a concluir, pois estamos mais cansados.

Não levantar os olhos do computador

É um péssimo hábito, mas também um dos mais comuns. É um erro pensar que por passarmos a manhã ao computador o nosso índice de produtividade será maior. O nosso corpo e mente necessitam de descansar, pelo menos, de hora a hora. Obviamente que saltar refeições ou comer enquanto se trabalha é um erro ainda maior!

Atualizar o e-mail constantemente

É necessário responder aos e-mails que recebemos, mas estar continuamente em busca de e-mails novos na caixa de entrada, vai-nos desconcentrar e prejudicar o ritmo de trabalho. Devemos encontrar um momento para ver os e-mails e responder nessa hora.

Não respeitar o horário de trabalho

Trabalhar de forma contínua até altas horas da madrugada ou levar trabalho para casa são hábitos nocivos. O nosso corpo está habituado a trabalhar durante certas horas e se alteramos os horários, o tempo para descansar e desfrutar do tempo que temos livres ficará afetado, tal como o nosso rendimento laboral.

Ser negativo

Algumas das tarefas podem estar associadas a um objetivo pessoal e profissional que deve ser aceite sempre com positivismo. Ser negativo, não só afetará a produtividade, como pode comprometer o cumprimento do desafio proposto.

Ponham em prática estes conselhos e aumentem a produtividade!

 

Fonte: https://goo.gl/pCuzmR