Somos felizes e produtivos?

19 Junho, 2016

MAS AFINAL, O QUE É UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO?

Desfrutar de um bom ambiente de trabalho, companheirismo e possibilidade de desenvolvimento e crescimento são os aspetos mais valorizados pelos trabalhadores para serem felizes no seu emprego, segundo demonstram os resultados do último questionário lançado pela Adecco Espanha.

Este conceito pode variar de acordo com as expetativas de cada um, ainda que, de uma forma geral, poderíamos afirmar que existem certos elementos fundamentais para impulsionar a felicidade no local de trabalho. Os mais importantes são:

Espaço físico agradável: trabalhar com pouca luz e sem ventilação, são questões que marcam pela negativa o nosso clima laboral.

Confiança e reconhecimento: quando nos esforçamos para dar o nosso melhor a nível profissional, a confiança e o reconhecimento que o nosso chefe deposita no nosso trabalho, são pontos chave para nos sentirmos bem dentro da empresa e para estimular o desejo de continuar a “vestir a camisola”.

Desfrutar da companhia dos outros: os nossos colegas nem sempre são os nossos melhores amigos. No entanto, se conseguirmos criar um ambiente com boa comunicação, um clima agradável onde prolifere o respeito pelo próximo, iremos conseguir transformar positivamente o nosso modo de trabalhar.

Satisfação e orgulho: fazer parte de uma equipa que apreciamos, de uma empresa que valorizamos, de objetivos que respeitamos e de um posto de trabalho do qual nos orgulhamos, são diferentes manifestações de satisfação do nosso trabalho.  Um sentimento como este só nos permitirá desfrutar de um clima laboral que nos aproxima muito mais à felicidade.

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: um trabalho extremamente exigente tem influências negativas sobre um colaborador. Se este se sente cansado, stressado ou vê o seu emprego como um impedimento de desenvolvimento da sua vida pessoal, dificilmente poderá desfrutar em pleno da sua carreira.

Oportunidades de crescimento: o saber não ocupa lugar! Quanto mais estivermos dispostos a abrir as nossas mentes e a manter-nos curiosos, maior será o retorno.

Existem muitos outros fatores que se podem considerar para avaliar o clima laboral. No entanto, as características anteriormente mencionadas são pilares sólidos sobre o que considerar para criar um ambiente de trabalho satisfatório, que nos faça felizes e nos permita desenvolver com maior plenitude as nossas potencialidades. Algo que os empregadores não podem esquecer: um trabalhador feliz é sinónimo de maior produtividade para a empresa.