Estás verdadeiramente preparado para uma dinâmica de grupo?

2 Março, 2017

Quando pensamos numa entrevista de emprego imaginamos uma sala de reuniões com uma ou duas pessoas que teremos que enfrentar, no entanto, por mais que as entrevistas individuais sejam bastante comuns, também podem vir acompanhadas da tão temida dinâmica de grupo.

As razões pelas quais uma empresa realiza entrevistas de grupo podem ser bastante distintas. Podem ter recebido uma grande quantidade de candidaturas e não querer deixar nenhum candidato de fora porque todos cumprem os requisitos exigidos, ou, pelo contrário, querem realizar uma entrevista muito mais profunda para que possam conhecer as suas características psicológicas e comportamentais, bem como as suas competências e habilidades. Neste caso, normalmente, é lançado um desafio a todos os candidatos que, obviamente, deverão resolvê-lo. Desta forma, os recrutadores percebem como cada um reage a determinadas situações e, então, decidir em conformidade.

É difícil prever como as entrevistas de grupo são desenvolvidas, pois são sempre muito dinâmicas e construídas sob necessidades específicas, mas queremos deixar-te algumas dicas:

Sê tu mesmo: quando estiveres num grupo muito diversificado em que o desafio lançado te parece difícil de alcançar, sê fiel ao teu instinto e mostra como realmente és. Se tentares assumir um papel que não corresponde à tua personalidade tudo será mais difícil e fará com que mantenhas uma falsa conduta durante toda a entrevista.

Explora a tua criatividade: nota que os recrutadores estão a tentar conhecer-te um pouco melhor através das tuas intervenções. Se te propuserem um desafio, procura uma solução criativa, pois é através dela que te poderás diferenciar dos outros candidatos.

Atenção ao egocentrismo e à agressividade: mentaliza-te que nunca te deves tentar destacar dos teus adversários com atitudes egocêntricas e agressivas, pois aos olhos dos recrutadores, pode não parecer uma conduta ideal para um trabalho e convívio em equipa. Luta pelos teus pontos de vista com elegância e defende as tuas propostas com determinação e persuasão, mas também com humildade e flexibilidade, uma vez que nenhuma empresa preza por colaboradores complicados e que criam mau ambiente.

Foge dos confrontos: em consonância com o item acima, quando um confronto surge, tenta ser diplomático e defender a tua posição sem cair na desqualificação e controla eventuais comportamentos explosivos e antiprofissionais.

Controla o teu tempo: começa por tentar obter informações que te ajudem a prever o tempo da entrevista. Quando o momento final se aproximar, sintetiza as tuas ideias e propostas para reforçar a conclusão. Não deixes de expressar uma grande ideia, principalmente se não tiveres noção do teu tempo. Os teus adversários e recrutadores precisam de saber onde realmente te diferencias no teu perfil profissional.

Boa sorte!

 

Texto adaptado do Blog Adecco Brasil