As 10 perguntas que não devemos fazer em entrevistas

14 Novembro, 2016

Tem alguma questão que queira colocar? Já todos nós ouvimos esta pergunta no final de uma entrevista. De forma, quase imediata, a primeira resposta que nos vem à mente é ‘não’, no entanto, há quem se aventure e aceite o desafio de colocar uma pergunta, nem que seja para realçar as suas qualidades. Cuidado! Estas questões podem ser mal interpretadas!

 

As 10 perguntas que não devem ser feitas ao entrevistador:

1 – O que faz a sua empresa? Este tipo de pergunta demonstra pouco interesse, por parte do entrevistado, sobre o lugar onde pretende trabalhar, já que nem dedicou tempo a procurar esta informação.

2 – Que benefícios sociais oferece a empresa? Uma entrevista de trabalho não é a ocasião mais recomendada para fazer este tipo de pergunta. Devemos guarda-la para quando tivermos a certeza de que fomos selecionados para o lugar.

3 – Poderia desempenhar uma outra função para além daquela que estou a concorrer? Com esta questão, o entrevistador pode ficar impressionado com o entusiasmo, gosto por aprender e fazer diferentes tarefas, mas também pode pensar que, na realidade, não nos interessamos pelo posto para o qual fomos entrevistados.

4 – Os funcionários beneficiam de algum desconto na compra dos produtos da empresa? Atenção! Vai parecer que só estamos a concorrer à vaga porque só nos interessamos pelos descontos.

5 – Se incluirmos referências no seu CV, não devemos perguntar se o entrevistador as verificou! Essa questão só vai gerar dúvidas e vai haver uma segunda análise do CV para verificar se a informação que lá consta é verdadeira.

6 – Como correu a entrevista? Não é o entrevistado que deve fazer esta questão! O entrevistador é que deve analisar a conversa e compará-la com o resto dos candidatos.

7 – Posso gerir o meu horário e fazer alterações? Está fora de questão fazer esta pergunta se ainda não fomos aceites na empresa! Devemos aceitar o emprego com o horário que nos foi comunicado e, posteriormente, negociar com a chefia.

8 – Controlam o uso de Internet? Questionar se existe controlo na utilização de sites como Facebook ou Twitter, pode ser muito mal interpretado. Queremos passar o dia todo nesse tipo de sites? É o que parece!

9 – Quando poderei tirar férias? Se ainda nem sequer começámos a trabalhar, não devemos demonstrar interesse nos dias de descanso! Vai demonstrar que estamos pouco dispostos a esforçar-nos nas novas funções.

10 – Querer confirmar rumores. É possível termos ouvido alguns rumores sobre a empresa em que queremos trabalhar, mas querer confirmá-los em plena entrevista, não é, seguramente, uma boa ideia.